A revista Corte e Conformação de Metais realizou uma pesquisa junto aos fornecedores de células robotizadas para soldagem, com o objetivo de elaborar um novo guia da oferta desse tipo de equipamento, um recurso produtivo que conjuga a execução da tarefa de soldagem com o acesso aos dados desse processo. Com isso é possível controlar em tempo real atividades como gerenciamento de falhas, programas de manutenção, troca rápida de dispositivos e a extração de fumos, entre outros.

 

Foi observado no levantamento que 87.5% das empresas fornecedoras notaram aumento da demanda por células, apontando um crescimento médio de 36%.

 

As empresas que participaram da pesquisa têm como principal setor consumidor o automobilístico, seguido por máquinas e equipamentos, setor agrícola, caminhões, moveleiro, fabricantes de ônibus, segmento ferroviário, de bicicletas, motos, naval e aeronáutico/aeroespacial.

 

Muito provavelmente devido à uniformização de seus ambientes produtivos em nível global, as montadoras acabam puxando a evolução tecnológica dos parques fabris, embora o interesse por automação seja crescente em todos os segmentos. As empresas fornecedoras de células informaram que 100% dos seus clientes consideram a automação uma prioridade atualmente, investindo e se mostrando receptivos a sistemas de produção mais rápidos e eficientes.

 

Outro dado relevante foi o fato de 71% das fornecedoras terem observado o aumento da procura por células com recursos para conexão com periféricos e centros de controle, em sintonia com o conceito de “indústria 4.0”.

 

A versão atualizada do guia de células robotizadas para soldagem estará disponível em breve na seção de guias da CCM.

 

Foto: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:


Parceria resulta no desenvolvimento de robô para inspeção de solda

 

Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e laser



 

#célulasrobotizadasdesoldagem

 



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024