A alemã Schuler, que tem subsidiária brasileira em Diadema (SP), desenvolveu um recurso de monitoramento das arestas no processo de estampagem profunda que permite avaliar imediatamente a qualidade das peças produzidas e implementar melhorias de processo, caso elas sejam necessárias.

 

O método de monitoramento é baseado no uso de câmeras montadas na prensa, as quais informam, em frações de segundos, sobre a qualidade da peça produzida. Anteriormente, para esse tipo de avaliação era necessário usar matrizes especiais com sistemas de medição de fluxo de material integrados e conexões adicionais. Os dados de medição alimentam um sistema de simulação da conformação dos pontos críticos, cujos valores determinados antecipadamente são comparados com os obtidos na prática. Essas informações associadas, juntamente com um número de identificação exclusivo da peça, são armazenados em um banco de dados que servirá de apoio para a identificação de possíveis melhorias a serem implementadas.

 

Com base nesses dados, modificações no processo ou alterações nas forças de lubrificação ou de estampagem podem ser feitas mesmo antes que a peça apresente defeitos visíveis, tais como rachaduras ou dobras.

 

A estampagem profunda é um processo de conformação especialmente exigente, no qual o fluxo insuficiente de material pode causar reduçãod e pespessura e rachaduras na peça, levando inclusive ao dobramento indesejado, que pode resultar no seu refugo.

 

“A prioridade número um para nossos clientes é reduzir o desperdício – não apenas para economizar custos, mas cada vez mais também para cumprir as metas de sustentabilidade”, explicou Michael Werbs, Diretor de Edge Solutions da Shuler. Uma aplicação desse tipo já está em uso na Smart Press Shop, uma joint venture entre Porsche e a Schuler em Halle (Saale, Alemanha).

 

Imagem: Schuler

 

 

 

Leia também:

 

Novos sistemas de visão serão distribuídos no mercado brasileiro

 

Consórcio industrial estuda a redução da pegada de carbono em operações de corte

 

 

#Schuler



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024