A Librelato, fabricante de implementos rodoviários sediada em Içara (SC), anunciou um novo investimento em processos de digitalização e automação da produção com a maior célula de solda robotizada da América Latina, que fará as junções da estrutura completa dos implementos.

 

 

De acordo com a companhia, o projeto recebeu um investimento de R$12 milhões e começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma (SC), em 2021. Nesse período os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento. A nova célula deve entrar em operação em março de 2022.

 

O objetivo dessa célula robotizada para soldagem é melhorar a qualidade final do produto, padronizando o processo de soldagem. Os benefícios do investimento, segundo a empresa, estão no fato de a tecnologia permitir a soldagem completa de um implemento em cerca de 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos por dia, um aumento de 20%.

 

Segundo Rodrigo Corso, gerente de excelência operacional da Librelato, a unidade terá interação com tecnologias da indústria 4.0, uma vez que a aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios. “A célula de soldagem robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a companhia e seus clientes finais”, finalizou Corso.

(Foto: divulgação, Librelato)



Mais Notícias CCM



Projeto de estampos e simulação em cursos on-line

A Repuxando oferece cursos sobre o desenvolvimento de ferramental para estampagem de chapas e simulação de processos.

14/04/2025


BLM lança sistema CAM para corte a laser 3D

Desenvolvedora de máquinas para corte e curvamento de tubos, a BLM acaba de lançar um sistema CAM que leva em conta as características e necessidades típicas desse processo.

14/04/2025


Parceria tornará mais acessível a digitalização de projetos e fabricação

A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.

15/04/2025