A Librelato, fabricante de implementos rodoviários sediada em Içara (SC), anunciou um novo investimento em processos de digitalização e automação da produção com a maior célula de solda robotizada da América Latina, que fará as junções da estrutura completa dos implementos.

 

 

De acordo com a companhia, o projeto recebeu um investimento de R$12 milhões e começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma (SC), em 2021. Nesse período os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento. A nova célula deve entrar em operação em março de 2022.

 

O objetivo dessa célula robotizada para soldagem é melhorar a qualidade final do produto, padronizando o processo de soldagem. Os benefícios do investimento, segundo a empresa, estão no fato de a tecnologia permitir a soldagem completa de um implemento em cerca de 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos por dia, um aumento de 20%.

 

Segundo Rodrigo Corso, gerente de excelência operacional da Librelato, a unidade terá interação com tecnologias da indústria 4.0, uma vez que a aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios. “A célula de soldagem robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a companhia e seus clientes finais”, finalizou Corso.

(Foto: divulgação, Librelato)



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025