O Big Data da soldagem está sendo usado por uma equipe interdisciplinar envolvendo profissionais da Volkswagen, Amazon Web Services (AWS) e da empresa Teradata. Eles desenvolveram um sistema inteligente para analisar os dados das máquinas de soldagem a ponto em uso na unidade de Emden (Alemanha), denominado Spot Welding Analytics.

 

O sistema integra e analisa dados gerados por células robotizadas de soldagem, transformando a fábrica em uma unidade digitalizada. Está baseado no Industrial Cloud, plataforma de IoT aberta desenvolvida pela Volkswagen em conjunto com a Amazon Web Services. Ela combina os dados de todas as máquinas, fábricas e sistemas das instalações do Grupo Volkswagen, com a Teradata dando suporte com relação à análise de dados baseada em nuvem para otimizar os processos de produção e impulsionar aumentos de produtividade nas fábricas. Assim, podem ser monitoradas de forma completa e contínua até 7 milhões de pontos de solda executados diariamente na fábrica.

 

Dados de soldagem por pontos e metadados adicionais são integrados e analisados na plataforma de dados em nuvem Teradata Vantage, na AWS. Com base em sistemas de inteligência artificial, os dados são analisados e dão origem a relaórios sobre a estabilidade do processo e de todos os pontos de soldagem.

 

Além disso, a solução inteligente oferece a possibilidade de intervenção precoce e detecção rápida de pontos fracos nos fluxos do processo e também a manutenção dinâmica da infraestrutura de soldagem.


 

Foto: Teradata/Volkswagen


 

Conteúdo relacionado:

 

Cobots na soldagem

Automação em soldagem é tendência mundial no processamento de metais



 

#Teradata #SpotWeldingAnalytics



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024