O Big Data da soldagem está sendo usado por uma equipe interdisciplinar envolvendo profissionais da Volkswagen, Amazon Web Services (AWS) e da empresa Teradata. Eles desenvolveram um sistema inteligente para analisar os dados das máquinas de soldagem a ponto em uso na unidade de Emden (Alemanha), denominado Spot Welding Analytics.
O sistema integra e analisa dados gerados por células robotizadas de soldagem, transformando a fábrica em uma unidade digitalizada. Está baseado no Industrial Cloud, plataforma de IoT aberta desenvolvida pela Volkswagen em conjunto com a Amazon Web Services. Ela combina os dados de todas as máquinas, fábricas e sistemas das instalações do Grupo Volkswagen, com a Teradata dando suporte com relação à análise de dados baseada em nuvem para otimizar os processos de produção e impulsionar aumentos de produtividade nas fábricas. Assim, podem ser monitoradas de forma completa e contínua até 7 milhões de pontos de solda executados diariamente na fábrica.
Dados de soldagem por pontos e metadados adicionais são integrados e analisados na plataforma de dados em nuvem Teradata Vantage, na AWS. Com base em sistemas de inteligência artificial, os dados são analisados e dão origem a relaórios sobre a estabilidade do processo e de todos os pontos de soldagem.
Além disso, a solução inteligente oferece a possibilidade de intervenção precoce e detecção rápida de pontos fracos nos fluxos do processo e também a manutenção dinâmica da infraestrutura de soldagem.
Foto: Teradata/Volkswagen
Conteúdo relacionado:
Automação em soldagem é tendência mundial no processamento de metais
#Teradata #SpotWeldingAnalytics
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025