A Schuler desenvolveu um recurso de monitoramento de bordas no processo de estampagem profunda que permite avaliar imediatamente a qualidade de peças de geometria difícil de atingir.

 

Utilizando simulação de conformação, a ocorrência de flanges e bordas em locais críticos pode ser determinada antecipadamente e comparada com os valores obtidos na prática, a partir da captação de imagens com câmeras montadas no espaço da prensa. As informações associadas, juntamente com um número de identificação exclusivo de cada peça, são armazenadas em um banco de dados. Com base nesses dados, modificações no processo ou alterações nas forças de lubrificação e de estampagem podem ser feitas mesmo antes que a peça apresente defeitos de qualidade visíveis, tais como rachaduras ou dobras.

 

A estampagem profunda de peças com raios pequenos é um processo de conformação de metais especialmente exigente, no qual o fluxo insuficiente de material pode ocasionar redução abrupta da espessura e, consequentemente, rachaduras na peça. Por outro lado, se houver material fluindo em excesso, o dobramento pode ser uma consequência indesejada, e o material restante após o processo de conformação afeta diretamente a qualidade da peça.

 

Antes do desenvolvimento do sistema de simulação e monitoramento, era necessário usar matrizes especiais com recursos para medição de fluxo de material integrados e as conexões adicionais necessárias para isso. O novo sistema de monitoramento, apresentado pela Schuler durante a feira Blechexpo, realizada em novembro em Stuttgart (Alemanha), oferece em segundos dados sobre a qualidade da peça produzida. Uma linha equipada com esses recursos já está em operação na Smart Press Shop, uma joint venture entre a Porsche e a Schuler em Halle (Alemanha).

 

 

Imagem: Schuler

 

 

Leia mais:

 

A engenharia por trás dos sistemas de estampagem

 

Trefilação de metais é tema de novo manual

 

 

#estampagemprofunda

#Schuler

 



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024