A Schuler desenvolveu um recurso de monitoramento de bordas no processo de estampagem profunda que permite avaliar imediatamente a qualidade de peças de geometria difícil de atingir.

 

Utilizando simulação de conformação, a ocorrência de flanges e bordas em locais críticos pode ser determinada antecipadamente e comparada com os valores obtidos na prática, a partir da captação de imagens com câmeras montadas no espaço da prensa. As informações associadas, juntamente com um número de identificação exclusivo de cada peça, são armazenadas em um banco de dados. Com base nesses dados, modificações no processo ou alterações nas forças de lubrificação e de estampagem podem ser feitas mesmo antes que a peça apresente defeitos de qualidade visíveis, tais como rachaduras ou dobras.

 

A estampagem profunda de peças com raios pequenos é um processo de conformação de metais especialmente exigente, no qual o fluxo insuficiente de material pode ocasionar redução abrupta da espessura e, consequentemente, rachaduras na peça. Por outro lado, se houver material fluindo em excesso, o dobramento pode ser uma consequência indesejada, e o material restante após o processo de conformação afeta diretamente a qualidade da peça.

 

Antes do desenvolvimento do sistema de simulação e monitoramento, era necessário usar matrizes especiais com recursos para medição de fluxo de material integrados e as conexões adicionais necessárias para isso. O novo sistema de monitoramento, apresentado pela Schuler durante a feira Blechexpo, realizada em novembro em Stuttgart (Alemanha), oferece em segundos dados sobre a qualidade da peça produzida. Uma linha equipada com esses recursos já está em operação na Smart Press Shop, uma joint venture entre a Porsche e a Schuler em Halle (Alemanha).

 

 

Imagem: Schuler

 

 

Leia mais:

 

A engenharia por trás dos sistemas de estampagem

 

Trefilação de metais é tema de novo manual

 

 

#estampagemprofunda

#Schuler

 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024