Acontece em 16 de setembro de 2023 a primeira edição do “ABII Challenge”, evento promovido pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, que será realizado em Joinville (SC). Trata-se de uma competição que terá como tema central a indústria 4.0, da qual participarão equipes formadas por profissionais da indústria e membros de instituições de pesquisa e ensino.

 

O evento vai reunir times formados por integrantes de companhias e universidades situadas em Santa Catarina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) –, no Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP) – e no Paraná – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e UniSenai.

 

Serão realizadas provas envolvendo, por exemplo, o uso de robôs e de inteligência artificial no chão de fábrica, além de drones, e outros temas referentes à modernização de parques industriais. Uma das premissas deste torneio, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é promover a realização de trabalhos colaborativos em prol da indústria de manufatura, o que abrange o setor metalmecânico e, a reboque, as empresas da área de corte e conformação de metais, e também o meio acadêmico.

 

Em resumo, um dos desafios das equipes será apresentar de forma prática como as novas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 podem ser integradas à sua rotina. José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, comentou mais sobre o evento: “o ABII Challenge reforçará a necessidade de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e o uso da Internet Industrial das Coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades”. Ele concluiu dizendo que o objetivo é que “este evento seja realizado anualmente e que mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil”.  


O local onde a competição acontece é o parque tecnológico Ágora Tech Park. Também foi informado à imprensa que as provas poderão ser assistidas pelo público em geral no local do evento, e que serão transmitidas em tempo real por meio de uma plataforma virtual.

 

A ABII pode ser contatada pelo seu site, e nesta página podem ser obtidas mais informações.

 

 

Imagem: ABII/Divulgação.

 

Leia também:

 

Tudo sobre prensas

 

Projeto da ABDI vai unir indústria e desenvolvedores de tecnologia

 

As relações humanas no contexto dos processos produtivos

 

#ABII #Indústria40 #Evento #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024