A empresa especializada em consultoria e gestão Bain & Company, com sede nos Estados Unidos e escritório regional em São Paulo (SP), realizou uma pesquisa no setor de máquinas e equipamentos industriais que levantou informações sobre algumas tendências do segmento.


Uma das principais tendências é o foco no desenvolvimento de pacotes de serviços que ofereçam “soluções agrupadas”, ou seja, que reúnam recursos disponibilizados por diferentes áreas, assim como compartilhamento de conhecimento interdisciplinar, supervisão remota e in loco, além de outros.

Pesquisa de agência dos Estados Unidos mostra tendências da indústria de máquinas industriais
Este é um tema de interesse de empresas da cadeia metalmecânica como, por exemplo, fornecedores de máquinas e equipamentos para corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos, no Brasil e no mundo. 


De acordo com o estudo, intitulado “Relatório global de máquinas e equipamentos”, uma das principais tendências do setor é a transição do conceito de “além da máquina” para o de “máquina como serviço”. Em conformidade com informações divulgadas pela companhia, estes termos dizem respeito à entrega de soluções totalmente integradas. Isso foi exemplificado no levantamento como sendo o compartilhamento de conhecimento sobre automação industrial, softwares e hardware usados no chão de fábrica entre diferentes áreas da cadeia produtiva, envolvendo também a digitalização de parques fabris.

 

A pesquisa também mostrou que a intenção de estabelecer parcerias e/ou consolidar a fusão entre empresas está entre as possíveis estratégias de alguns players do setor de máquinas e equipamentos. Assim, eles visam aumentar a lucratividade de seus negócios, criar novos modelos de negócios e se preparar para um cenário em constante transformação, tendo em vista a transformação digital alinhada com os conceitos de indústria 4.0

 

Um dos dados divulgados pela empresa, no que diz respeito aos assuntos abordados em seu estudo, é que até 2030 os principais fornecedores de máquinas e equipamentos vão oferecer serviços que consistirão em pacotes de soluções agrupadas como locação de máquinas e equipamentos, comercialização de licenças para uso de software, instalação e manutenção de hardware, entre outros.

 

 

 Flexibilidade em um cenário mutável

 

O levantamento realizado pela Bain & Company também mostrou que empresas do setor de máquinas e equipamentos estão cada vez mais preocupadas em criar estratégias voltadas para o gerenciamento de crises que possam vir a acontecer devido a mudanças no cenário econômico global causadas, por exemplo, pela pandemia de Covid-19 e pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

Em resumo, o estudo indicou que o ramo passará a direcionar mais investimento para o enfrentamento de situações de contingência. Isso inclui a implantação de sistemas digitais que permitam a análise de processos e produtos por meio de simulação, e/ou que conectem o chão de fábrica com múltiplos departamentos e com plantas industriais situadas em diferentes partes do globo, e também preparo para o gerenciamento de crises em caso de interrupção do fornecimento de suprimentos, escassez de matéria-prima e flutuação de preços.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas aqui.


 

 

Imagem: Pixabay


 

 

Leia também:

 

Sistema de inspeção contínua detecta inclusões em chapas metálicas

 

Computação evolucionária auxilia a previsão de taxas de corrosão



#Bain&Company #Pesquisa #MáquinaseEquipamentos #CCM



Mais Notícias CCM



Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024