A Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil), em parceria com a Accenture, mantém desde 2020 o programa Industry4Her, voltado para a capacitação de mulheres dedicadas a assumir posições de liderança na indústria e na engenharia.

 

O treinamento inclui videoconferências e mentorias nas quais lideranças femininas de empresas multinacionais compartilham suas experiências e orientam participantes sobre as possibilidades de carreira no universo da indústria, com especial ênfase nas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

 

O curso é 100% virtual e é composto por cinco módulos, com duração de três meses (60 horas). É destinado a profissionais com ensino superior completo, em áreas como ciências exatas ou administração, com diferentes níveis de experiência e interesse em atuar na indústria de manufatura. Ao final do programa, as participantes recebem certificado de conclusão pela VDI.

 

 

Desafio técnico real

 

O conteúdo dos módulos abarca assuntos técnicos, estudos de caso, desenvolvimento de liderança e um projeto aplicado destinado a solucionar um desafio real de uma das empresas apoiadoras do programa.

 

Além de inscrever profissionais para participar, as empresas podem ser patrocinadoras do projeto e lançar um desafio técnico relacionado aos recursos da indústria 4.0, o qual poderá ser objeto de estudo dos grupos formados pelo programa, que possui também o aspecto de ação social por auxiliar na recolocação de mulheres no mercado de trabalho. O programa tem por objetivo capacitar até 1.000 mulheres até 2025.

 

Empresas interessadas no Industry4her podem entrar em contato pelo e-mail industry4her@vdibrasil.com.br, tanto para conhecer as modalidades de apoio quanto para inscrever profissionais.

 

Entre as empresas patrocinadoras do Industry4Her estão BASF, Pollux, Faber-Castell, Bayer, Embraer, Ecolab, Lanxess, Siemens, Nestlé, Bosch, Balluff e Voith.

 

 

Imagem: Industry4Her (VDI/Accenture)


 

Leia também:

 

Novas tecnologias dão mais produtividade aos processos a laser


Digitalização aplicada ao curvamento de perfis

 


#Industry4Her



Mais Notícias CCM



Trumpf traz três novos modelos de máquinas para o mercado brasileiro

A empresa alemã explora os limites da tecnologia a laser e o uso de recursos digitais em seus novos modelos de máquinas para chanfrar, cortar e dobrar chapas metálicas.

09/06/2025


Intermach trará tecnologias para fabricação a partir de chapas

As atrações da nova edição da Intermach serão compostas por máquinas e sistemas para corte, dobramento e união de metais por soldagem e clinching. Aplicações de laser e robótica na indústria também serão temas de um congresso que será realizado paralelamente à feira.

06/06/2025


Sistema automatizado para movimentação de barras e chapas

Unidade automatizada desenvolvida pela alemã Kasto executa a separação e movimentação de barras e tubos metálicos. A empresa dispõe também de manipuladores para chapas.

06/06/2025