A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o “Mapa Estratégico da Indústria 2023-2032”, a quarta edição do documento que trata de diretrizes para a indústria no que diz respeito ao alinhamento de operações realizadas em parques fabris com os conceitos de sustentabilidade, além de outros tópicos.

 

No documento são abordados fatores que estão relacionados ao ambiente econômico e ao ambiente de negócios como fatores-chave para a competitividade, tendo também a educação, o desenvolvimento humano, inclusão, a capacitação profissional, a equidade de gênero nas empresas, o que abrange a intensificação de lideranças femininas, e a preservação de recursos naturais como temas.

 

No que tange à competitividade, o guia abrange diretrizes para a eficiência energética em plantas fabris, o desenvolvimento produtivo, o estabelecimento de infraestrutura, governança corporativa e pública, segurança jurídica e integração de departamentos e setores, o que inclui a formação de parcerias em âmbito global. 

 

A respeito dos temas abordados na nova edição do documento, Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, comentou: “Temos importantes desafios para os próximos anos que incluem o que podemos fazer dentro das empresas para o aumento da produtividade e da inovação, além da agenda de Estado, como a reforma tributária e o imperativo da descarbonização, que impulsiona a corrida pelo domínio das rotas tecnológicas verdes. Somado a isso, há o cenário externo, com o acirramento de conflitos geopolíticos, que acelera movimentos de reorganização de cadeias globais de valor. Temos muito trabalho pela frente”.

 

As diversas metas registradas no documento também estão ligadas à economia circular, sustentabilidade, relações no trabalho, saúde e segurança, acesso à cultura, desenvolvimento de tecnologias, inovação, Indústria 4.0, valor agregado, uso de energia proveniente de fontes renováveis e redução da pegada de carbono, entre outros.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações.

 

Imagem: captura de tela do site da CNI.

 

Leia também:

 

Aços TWIP/TRIP são tendência na indústria automotiva

 

Messer inaugura segunda unidade no Brasil

 

Automóveis: mercado interno melhora e compensa perdas nas exportações

 

#CNI #MapaEstratégicodaIndústria #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024