Um estudo supervisionado pelo núcleo de gerenciamento da plataforma colaborativa 3DEXPERIENCE Edu, ligada à Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), apontou um conjunto de competências que atualmente são consideradas essenciais para acelerar a transformação digital da indústria de manufatura, que inclui empresas do setor metalmecânico e instituições de pesquisa e ensino voltado para esta área. 

 

Um levantamento foi realizado pela agência francesa Bloom e consistiu na análise de postagens feitas em mídias sociais, abrangendo, por exemplo, discussões a respeito de profissões e disciplinas relacionadas à cadeia de manufatura do futuro. Isso também abrangeu assuntos como a utilização de recursos digitais no chão de fábrica visando ao alinhamento do setor de manufatura com as diretrizes da indústria 4.0, bem como o desenvolvimento de cursos voltados para a formação de profissionais que atuarão nas fábricas nos próximos anos.

 

Estudo aborda a aceleração da digitalização da indústria de manufatura e as disciplinas e competências consideradas essenciais para agilizar este processo

A pesquisa foi realizada durante o período de 1 de abril de 2021 a 1 de abril de 2022, conforme foi informado à imprensa, a qual levantou informações a respeito de discussões sobre manufatura aditiva (impressão 3D), das quais participaram membros de empresas e universidades, tendo como principais tópicos “novos métodos”, “projetos em andamento” e “material corporativo promocional”, além de design para a sustentabilidade, com foco na criação de programas, seminários e cursos voltados para este tema. 

 

Mecatrônica, engenharia de sistemas e ciência de dados também foram temas que se destacaram nas postagens observadas a partir do levantamento. Foi percebido que os tópicos relacionados a estes assuntos consistiram em “oportunidades na indústria do futuro”, “engajamento do público jovem nas ações dedicadas ao setor de manufatura”, “formatação de equipes especializadas”, “trabalho remoto e in loco”, “formação de cientistas de dados para a indústria”, além de diversos assuntos atrelados aos conceitos de sustentabilidade.

 

A vice-presidente executiva de indústria, marketing e sustentabilidade da Dassault Systèmes, Florence Verzelen, comentou que este estudo foi feito para “se ter um vislumbre das conversas que são tendências nas mídias sociais em um horizonte diversificado de stakeholders, tais como estudantes, professores, empresas, especialistas e outros”. Ela complementou dizendo que “com este insight, podemos coordenar nosso ecossistema para ajudar a preparar os alunos e a força de trabalho para trabalhar de forma eficiente, colaborativa e produtiva, para resolver grandes desafios no que tange à sustentabilidade”. 

 

 

Indústria e academia juntas

Foi divulgada pela Dassault Systèmes uma série de e-books que abordam as competências que podem contribuir para a aceleração da transformação digital da indústria de manufatura. O desenvolvimento das publicações faz parte de trabalhos que abrangem a criação de canais para o compartilhamento de informações, tendo também como objetivo a formação de uma comunidade acadêmica on-line composta por especialistas e iniciantes nas áreas ligadas ao setor de manufatura.

 

O grupo de participantes dos programas criados a partir dessa comunidade é composto por instituições de pesquisa e ensino situadas no Brasil (Instituto Mauá de Tecnologia, IMT), na França (Faculdade Técnica L'Industreet), Suíça (Universidade de Ciências Aplicadas ZHAW) e Alemanha (Universidade Trier de Ciências Aplicadas). 

 

Interessados em mais informações sobre o estudo podem acessar o link: https://edu.3ds.com/sites/default/files/3DS_2022_Key-skills-to-accelerate-Manufacturing-Transformation.pdf. O contato com a agência Bloom pode ser feito pelo e-mail dataprotection.contact@bloomsocialanalytics.com. 


 

Imagens: Dassault Systèmes


 

 

Leia também:

 

Bloqueio de ataques de hackers a linhas de prensas

 

Recursos de realidade aumentada e IA para a indústria

 

#3DEXPERIENCEEdu #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Hypertherm anuncia novo CEO e registra recorde de produção

A empresa norte-americana nomeou seu terceiro CEO desde sua fundação, em 1968, e anunciou recorde de vendas do sistema MaxPro200.

26/02/2024


Curso gratuito sobre Indústria 4.0 no Colégio Técnico de Campinas

Vinculado à Unicamp, o Cotuca oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado no período noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso Técnico em indústria 4.0, indicado para profissionais do setor metalmecânico.

26/02/2024


Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos

Substituir centenas de itens estampados por uma grande estrutura em alumínio fundido. Esta é a proposta do gigacasting, processo de fundição sob pressão usado na produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias de automóveis elétricos.

23/02/2024