Um sistema digital voltado para serviços de gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas no chão de fábrica como bobinas e chapas metálicas, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).

 

Ferramentas digitais fazem o cálculo do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas no chão de fábrica
 

O sistema chamado i-Spot Calculator Smart, indicado para empresas do ramo de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais, consiste em um software que faz o cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. Ele é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem o monitoramento de custos operacionais, análise do processo de carregamento de baterias, entre outros. 


 

O software faz o cálculo com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
 

 

Os dados fornecidos pelo sistema podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
 

 

O sistema i-Spot pode ser acessado por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com. 


 

 

Imagem: Fronius


 

Leia também:

 

Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil

 

Consumíveis conectados em operações de corte a plasma

 

#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #CCM 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024