Um sistema digital voltado para serviços de gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas no chão de fábrica como bobinas e chapas metálicas, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).

 

Ferramentas digitais fazem o cálculo do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas no chão de fábrica
 

O sistema chamado i-Spot Calculator Smart, indicado para empresas do ramo de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais, consiste em um software que faz o cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. Ele é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem o monitoramento de custos operacionais, análise do processo de carregamento de baterias, entre outros. 


 

O software faz o cálculo com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
 

 

Os dados fornecidos pelo sistema podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
 

 

O sistema i-Spot pode ser acessado por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com. 


 

 

Imagem: Fronius


 

Leia também:

 

Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil

 

Consumíveis conectados em operações de corte a plasma

 

#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #CCM 



Mais Notícias CCM



Dispositivo para inspeção de tubos chega ao mercado

Equipamento que pode detectar defeitos em cordões de solda em locais de difícil acesso conta com recurso de imagem térmica.

28/07/2022


Insper inicia curso sobre transformação digital

Conciliar o uso de recursos tecnológicos com aspectos de gestão é o principal objetivo do Programa Avançado em Transformação Digital: Gestão, Operações e Tecnologia.

15/07/2022


“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

Estudo sobre o setor de máquinas e equipamentos industriais feito por agência internacional mostrou que empresas deste segmento estão focadas no desenvolvimento de pacotes de serviços que reúnam soluções integradas.

14/07/2022