A alemã Cloos, representada no Brasil pela Tecsold (Guarulhos, SP), aplicou tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 em seus equipamentos de soldagem, apresentados na feira Euroblech, realizada em Hanover, no final de outubro do ano passado.

 

A plataforma da empresa para Internet das Coisas (IoT), denominada C-Gate, permite que os usuários tenham acesso a informações sobre seus processos de soldagem remotamente e em tempo real. Todos os dados são registrados e processados de forma centralizada, permitindo o monitoramento dos processos de produção até o menor detalhe.

 

A ferramenta consiste em vários módulos que os usuários podem ativar dependendo de sua estratégia de digitalização individual - desde a fonte de energia de soldagem manual até a linha de produção totalmente automática.

 

Já o software RoboPlan, desenvolvido pela empresa, permite a programação offline de sistemas automatizados de soldagem robotizada. Trajetórias e deslocamento, assim como as rotinas dos sensores, são criados em modelos 3D e transferidos diretamente para o controlador do robô, otimizando o processo de fabricação e tornando mais flexível a produção envolvendo processos de soldagem.

 

Os equipamentos possuem projeto modular para que sejam definidas estratégias ideais para diferentes finalidades e requisitos de produção. A gama de produtos varia de sistemas padrão simples e compactos a sistemas complexos e interligados com identificação de componentes independentes e processos automáticos de carga e descarga.

A Cloos apresentou também o QINEO ArcBoT (foto ao lado), um sistema robotizado destinado a empresas que estão iniciando na soldagem automatizada, fornecido com o pacote compacto "Ready to weld", que garante a integração com os processos de produção existentes. Um sensor de torque em cada eixo permite que o robô seja programado e movido com precisão, com a possibilidade de fazer ajustes individuais no painel de controle. O QINEO ArcBoT pode ser equipado com um sistema de extração de fumaça de soldagem integrado à tocha.


 

Fotos: Cloos


 

Leia também:

 

Sistema de soldagem com novos recursos

 

Soldadoras portáteis a laser chegam com força ao mercado brasileiro



 

#soldagemrobotizada #Cloos


 



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024