Um centro especializado na formação de profissionais em cibersegurança foi inaugurado em São Paulo (SP) a partir de uma parceria formada entre a Kaspersky, empresa especializada em proteção de sistemas digitais com matriz na Rússia e filial brasileira em São Paulo (SP), e o Centro Universitário FIAP, também situado na capital paulista.

 

As instituições iniciaram atividades em um laboratório que conta atualmente com trinta computadores e seis servidores. Segundo informações das partes envolvidas, na unidade serão realizadas aulas práticas sobre as tecnologias desenvolvidas para a proteção de sistemas digitais industriais, bem como a respeito dos princípios da cibersegurança e da indústria 4.0.

 

A programação de aulas pensada para o novo centro contará com sessões em que os participantes poderão ter acesso ao suíte Industrial CyberSecurity, um conjunto de recursos digitais desenvolvido pela Kaspersky, incluindo o uso de tecnologia presente em parques fabris conectados a plataformas virtuais, tais como painéis para operações industriais, estações de trabalho e sistemas de monitoramento de rede.

 

Um dos objetivos dessa parceria é aumentar a quantidade de equipes profissionais que atuem no setor de cibersegurança no Brasil, conforme comentou Eugene Kaspersky, CEO da companhia especializada nesta área, que também mencionou alguns motivos que levaram a essa decisão: “a abertura de um centro especializado em cibersegurança industrial em São Paulo junto com o FIAP tem como objetivo aprimorar a educação em tecnologia da informação e o conhecimento necessário para proteger sistemas industriais e de infraestrutura crítica. Como as ciberameaças estão em constante evolução, é importante unirmos forças para encontrarmos talentos nesta área”.

 

O coordenador acadêmico da graduação em defesa cibernética do FIAP, Rafael Silva, salientou a importância da formação de especialistas em proteção de sistemas digitais conectados ao chão de fábrica: “é diferente quando se fala de segurança nos computadores de uma casa, de um celular ou de uma rede industrial. Quando se trata de sistemas digitais industriais, em que cada minuto de inatividade ou cada erro é crítico, a não interrupção das operações tem prioridade máxima. É isso que diferencia a cibersegurança nas indústrias e em outros domínios, e torna o trabalho do fornecedor de sistemas de segurança tão importante”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4280-1770 e pelo endereço eletrônico www.fiap.com.br.  



Imagens: Eugene Kaspersky/Divulgação; Pixabay.


 

Leia também:

 

Evento internacional vai discutir o futuro dos processos de produção a laser

 

Fabricante de máquinas para soldar vai trazer tecnologias digitais para o Brasil

 

Guia de fornecedores de máquinas de corte a laser para chapas

 

#FIAP #Kaspersky #Cibersegurança #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024