Um centro especializado na formação de profissionais em cibersegurança foi inaugurado em São Paulo (SP) a partir de uma parceria formada entre a Kaspersky, empresa especializada em proteção de sistemas digitais com matriz na Rússia e filial brasileira em São Paulo (SP), e o Centro Universitário FIAP, também situado na capital paulista.

 

As instituições iniciaram atividades em um laboratório que conta atualmente com trinta computadores e seis servidores. Segundo informações das partes envolvidas, na unidade serão realizadas aulas práticas sobre as tecnologias desenvolvidas para a proteção de sistemas digitais industriais, bem como a respeito dos princípios da cibersegurança e da indústria 4.0.

 

A programação de aulas pensada para o novo centro contará com sessões em que os participantes poderão ter acesso ao suíte Industrial CyberSecurity, um conjunto de recursos digitais desenvolvido pela Kaspersky, incluindo o uso de tecnologia presente em parques fabris conectados a plataformas virtuais, tais como painéis para operações industriais, estações de trabalho e sistemas de monitoramento de rede.

 

Um dos objetivos dessa parceria é aumentar a quantidade de equipes profissionais que atuem no setor de cibersegurança no Brasil, conforme comentou Eugene Kaspersky, CEO da companhia especializada nesta área, que também mencionou alguns motivos que levaram a essa decisão: “a abertura de um centro especializado em cibersegurança industrial em São Paulo junto com o FIAP tem como objetivo aprimorar a educação em tecnologia da informação e o conhecimento necessário para proteger sistemas industriais e de infraestrutura crítica. Como as ciberameaças estão em constante evolução, é importante unirmos forças para encontrarmos talentos nesta área”.

 

O coordenador acadêmico da graduação em defesa cibernética do FIAP, Rafael Silva, salientou a importância da formação de especialistas em proteção de sistemas digitais conectados ao chão de fábrica: “é diferente quando se fala de segurança nos computadores de uma casa, de um celular ou de uma rede industrial. Quando se trata de sistemas digitais industriais, em que cada minuto de inatividade ou cada erro é crítico, a não interrupção das operações tem prioridade máxima. É isso que diferencia a cibersegurança nas indústrias e em outros domínios, e torna o trabalho do fornecedor de sistemas de segurança tão importante”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4280-1770 e pelo endereço eletrônico www.fiap.com.br.  



Imagens: Eugene Kaspersky/Divulgação; Pixabay.


 

Leia também:

 

Evento internacional vai discutir o futuro dos processos de produção a laser

 

Fabricante de máquinas para soldar vai trazer tecnologias digitais para o Brasil

 

Guia de fornecedores de máquinas de corte a laser para chapas

 

#FIAP #Kaspersky #Cibersegurança #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024