O grupo alemão Trumpf, com atuação no desenvolvimento de equipamentos para corte e soldagem a laser de chapas metálicas, além de dobradeiras e puncionadeiras, com filial brasileira em Barueri (SP), divulgou sua linha de tecnologias voltadas para trabalhos nesta área na última edição da feira EuroBLECH, realizada em outubro em Hanover, na Alemanha. 


A companhia teve como destaques na feira internacional, que é um dos principais eventos do setor de corte e conformação de chapas metálicas, a máquina para dobramento de chapas TruBend série 1000, que conta com recursos similares aos apresentados por outros equipamentos do seu portfólio, e que é recomendada especialmente para empresas que estão iniciando no ramo, além da máquina para corte a laser TruLaser série 5000.

 

Outro destaque é a tecnologia Multigripper, a qual foi lançada pela Trumpf no evento, que é mostrada na imagem ao lado. Segundo informações da empresa, este equipamento consiste em uma célula desenvolvida para o dobramento de blanques, com capacidade para manipulá-los de forma mais rápida em comparação com equipamentos de conformação tradicionais. Sua configuração compreende braço robótico que pode se movimentar em até 180º, projetado para manipular peças dentro da célula sem colocá-las no chão.


Na ocasião, a empresa também fez o lançamento de outras tecnologias para a indústria metalmecânica. Entre elas está o sistema para refrigeração de máquinas de corte a laser Eco Cooler, que, conforme informações fornecidas à imprensa, pode reduzir em 80% o consumo de energia necessária para o resfriamento.

 

Também foi divulgada a versão atualizada do software de planejamento e controle de produção Oseon, que tem como um de seus recursos um sistema capaz de detectar baixos índices de produtividade em operações industriais. Além disso, a Trumpf divulgou a sua divisão voltada para a prestação de consultoria e serviços para a digitalização de processos produtivos, denominada Smart Factory Consulting GmbH, entre outras soluções de seu portfólio.  



Mais informações podem ser obtidas no site da Trumpf e na página oficial da EuroBLECH na internet.


 

 

Imagens: Trumpf


 

 

Confira mais notícias:

 

Transformação digital via processos robotizados

 

Investimento em corte a laser de tubos

 

#Trumpf #EuroBLECH #Metalmecânica #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024