O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), passou a contar com uma unidade móvel voltada para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, a qual ocupa um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados e que conta com equipamentos de corte a laser, prototipagem (impressão 3D) e máquinas de usinagem.

Trata-se do Fab Lab Móvel Mauá, o qual integra a Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation), com laboratórios e espaços dedicados à cultura maker – termo do inglês que pode ser usado para denominar trabalhos de criação, construção ou fabricação de produtos, que também é relacionado à manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.
A proposta, conforme informações fornecidas à imprensa, é proporcionar um espaço que reúna ideias de diferentes setores ligados à indústria de manufatura e à academia, além de áreas como, por exemplo, automação industrial, Indústria 4.0, reciclagem e sustentabilidade.
Isso inclui a participação da comunidade local, visando ao desenvolvimento de projetos que atendam à demanda de espaços urbanos. Claudia Facca, professora de design e coordenadora do 1961 Design Studio, instituição responsável pela idealização e implementação do novo laboratório, comentou mais sobre este assunto: “No laboratório móvel poderão ser realizadas oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores da Mauá”.
O projeto conta com o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul. Mais informações podem ser obtidas no site do IMT.
Imagem: IMT/Divulgação.
Leia também:
Soldagem MIG/MAG de chapas de aço ARBL com uso de delineamento Box-Behnken
Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox
Retrofit na construção civil traz oportunidades para o setor de estruturas metálicas
#IMT #FabLabMóvelMauá #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026