O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), passou a contar com uma unidade móvel voltada para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, a qual ocupa um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados e que conta com equipamentos de corte a laser, prototipagem (impressão 3D) e máquinas de usinagem.

Trata-se do Fab Lab Móvel Mauá, o qual integra a Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation), com laboratórios e espaços dedicados à cultura maker – termo do inglês que pode ser usado para denominar trabalhos de criação, construção ou fabricação de produtos, que também é relacionado à manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.

 

A proposta, conforme informações fornecidas à imprensa, é proporcionar um espaço que reúna ideias de diferentes setores ligados à indústria de manufatura e à academia, além de áreas como, por exemplo, automação industrial, Indústria 4.0, reciclagem e sustentabilidade.

 

Isso inclui a participação da comunidade local, visando ao desenvolvimento de projetos que atendam à demanda de espaços urbanos. Claudia Facca, professora de design e coordenadora do 1961 Design Studio, instituição responsável pela idealização e implementação do novo laboratório, comentou mais sobre este assunto: “No laboratório móvel poderão ser realizadas oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores da Mauá”. 

 

O projeto conta com o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul. Mais informações podem ser obtidas no site do IMT.

 

 

Imagem: IMT/Divulgação.

 

Leia também:

 

Soldagem MIG/MAG de chapas de aço ARBL com uso de delineamento Box-Behnken

 

Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox

 

Retrofit na construção civil traz oportunidades para o setor de estruturas metálicas

 

#IMT #FabLabMóvelMauá #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Impressoras 3D industriais foram lançadas na Expomafe

Novos recursos das impressoras 3D incluem sistema de controle passivo ou ativo de temperatura, além de conexão com redes digitais industriais.

18/05/2023


Nova plataforma digital conta com recursos para manufatura aditiva no ambiente metalmecânico

Nexus, um ambiente virtual que conta com ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D e para processamento de dados em tempo real no setor de corte e conformação de metais, é o nome da plataforma lançada pela Hexagon.

23/02/2023


Novo aço para ferramentas de conformação impressas em 3D

​​​​​​​Recomendado para a confecção de ferramental para conformação, o aço H13 ganhou uma versão em pó, para trabalho por manufatura aditiva.

06/12/2022