Não permitir invasões em ambientes digitais conectados a linhas fabris, o que pode causar, por exemplo, a parada da produção, é uma providência fundamental na rotina de empresas do setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais que já adotaram as práticas e conceitos da indústria 4.0.

 

Pensando neste assunto, o Grupo Schuler, com matriz na Alemanha e filial brasileira em Diadema (SP), em parceria com a empresa Otorio, com sede em Israel e centro comercial na Áustria, desenvolveram um sistema de proteção cibernética para plataformas digitais e parques fabris.

Schuler e Otorio se unem para desenvolver um sistema de segurança cibernética para linhas de prensas

 

Chamado de “Cyber ​​Security Check”, o sistema é indicado para empresas que atuam no ramo de manufatura como, por exemplo, prestadores de serviços de manutenção de máquinas para corte a laser. Trata-se de um conjunto de recursos voltados para a proteção de dados provenientes do chão de fábrica, os quais também atuam no bloqueio de acesso de invasores cibernéticos, entre outros. 

 

Conforme foi informado à imprensa, uma das primeiras etapas para a implantação do sistema de segurança cibernética é a elaboração de um inventário dos equipamentos, tais como máquinas de corte a laser de chapas, e de toda a rede de produção do cliente. Em seguida é feita a identificação dos potenciais riscos à linha de produção e dos problemas que eles podem vir a causar. A execução das etapas posteriores depende de diversos fatores, os quais são analisados a partir de uma consultoria.


O processo para a implantação de sistemas de segurança conectados a linhas de produção e a plataformas digitais envolve custos e precauções que devem ser tomadas pelas companhias. Marcus Helmke, chefe de desenvolvimento de software da Schuler, comentou mais sobre este assunto: “Ninguém está imune a um ataque cibernético”. Os fornecedores devem se preparar para a eventualidade de se tornarem vítimas de ataques a equipamentos e um nível mínimo de precauções adequadas é agora exigido pelas companhias de seguro, e também pelos legisladores. O não cumprimento dessas precauções pode resultar em multa de milhões de euros”.

 

A Schuler divulgou que o sistema de segurança cibernética será apresentado na próxima edição da feira EuroBLECH, que acontece em Hannover, na Alemanha, entre os dias 25 e 28 de outubro de 2022.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://digitalsuite.schulergroup.com/en/_content/cybersecurity/index.html 



 

Imagem: Schuler


 

Conteúdo relacionado:

 

Metaverso e indústria conectados

 

“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#Schuler #Otorio #SegurançaCibernética #CCM



Mais Notícias CCM



Amada aposta no processamento de chapas automatizado e integração de tecnologias

A empresa de origem japonesa e com filial brasileira desenvolve sistemas de dobra, corte a laser de fibra e puncionamento de chapas, e vai apresentar um conceito de “fábrica do futuro” na Euroblech 2026.

19/10/2026


OPC UA. A integração digital no processamento de chapas e tubos.

Desenvolvida em conjunto com a OPC Foundation, a especificação estende o protocolo OPC UA para estruturar dados de processo, matrizes e ferramentas em puncionadeiras, prensas e células de corte.

05/10/2026


Recursos de programação e simulação robótica poderão ser acessados gratuitamente

Licença educacional liberada pela ABB Robotics permite que instituições de ensino do Brasil tenham acesso gratuito a uma plataforma voltada para a formação em robótica industrial.

21/09/2026