A italiana Comau, com unidade brasileira em Santo André( SP), desenvolveu um o MI.RA/Dexter, um software baseado em algoritmos de inteligência artificial que facilita a comunicação homem-máquina e contribui para otimizar operações industriais com base no princípio da automação simplificada.

 

O MI.RA/Dexter utiliza uma metalinguagem que torna a robótica mais acessível para empresas de todos os tamanhos, traduzindo a sintaxe da linguagem humana em sintaxe dos robôs. Isto permite aos operadores programar com mais facilidade um sistema robótico, utilizando controles simples e intuitivos, como olhar para um objeto ou tocar um ponto específico no espaço.

 

A interface de programação simplificada também permite ao operador adaptar, ajustar e corrigir rapidamente as ações do robô em tempo real, sem necessidade de competências específicas em tecnologia da informação ou robótica.

 

"Com o MI.RA/Dexter, a tecnologia complexa se torna mais acessível e menos custosa graças à interface intuitiva do software e à sintaxe da metalinguagem," informou Giovanni Di Stefano, diretor de inovação na Comau.

 

O MI.RA/Dexter foi recentemente utilizado pelos operadores de controle da qualidade para programar uma célula robótica complexa empregada na fabricação do novo Fiat 500 100% elétrico. Coube à Comau automatizar o processo de testes e controles do sistema de informação multimídia do veículo, o que foi feito combinando um robô NJ-220 na sua versão Safe com um cobot Racer-5, montado em seu pulso, para realizar atividades automatizadas de teste dentro do carro.

A linguagem de programação do MI.RA/Dexter permitiu aos operadores gerenciar o sistema robótico complexo de maneira autônoma. Entre as atividades envolvidas estava o gerenciamento seguro das ações que o robô colaborativo deveria realizar, em contato estreito com o operador, além da automação e subsequente otimização das tarefas de teste requeridas.

 

Os equipamentos integram a família MI.RA (Machine Inspection Recognition Archetypes, ou Arquétipos de Reconhecimento de Inspeção por Máquinas), da Comau, que também inclui outras ferramentas digitais e sistemas de visão avançados para smart factory.


 

Fotos: Comau


 

Conteúdo relacionado:

Cobots na soldagem

Automação em soldagem é tendência mundial no processamento de metais



 



Mais Notícias CCM



Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024