A Mercedes-Benz do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciaram o lançamento de um novo curso de aprendizagem industrial, reafirmando uma parceria que se aproxima dos 70 anos e que já formou mais de 10 mil profissionais.

 

A iniciativa tem como foco principal a atualização do programa para contemplar as transformações tecnológicas e comportamentais atuais e futuras da indústria automotiva. A Escola SENAI, fundada em 1957 na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), será o local onde o novo curso será ministrado. O ajuste curricular foi desenvolvido com o apoio de especialistas das áreas operacionais da fábrica, refletindo as necessidades reais da indústria.

 

O novo currículo amplia significativamente o conteúdo técnico, incorporando temas avançados como produção lean, arquitetura eletroeletrônica veicular, mecatrônica, telemática, veículos elétricos, combustíveis alternativos, hidrogênio verde, automação, tecnologias 4.0, inteligência artificial, ciência de dados e sistemas de alta tensão. Além disso, o curso mantém disciplinas tradicionais como fundamentos de mecânica, eletricidade e processos de montagem.

 

A nova série também dá ênfase às competências comportamentais essenciais para o profissional do futuro, abordando inovação, comunicação e o conceito de aprendizagem contínua. Essa integração entre conhecimento técnico e comportamental visa preparar os alunos para uma atuação funcional e adaptável em diversas áreas da indústria, além da linha de produção.

 

A primeira turma do curso reformulado começou suas atividades em julho deste ano, com carga horária total de 1.600 horas e duração prevista até 2027.

 

A estrutura do SENAI na Mercedes-Benz conta atualmente com cerca de 4.000 metros quadrados, incluindo 15 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca e 200 postos de trabalho na oficina pedagógica. Para apoiar a formação prática, a montadora disponibilizou um caminhão leve Accelo, dois caminhões extrapesados Actros e um rack traseiro do chassi de ônibus elétrico, permitindo que os alunos tenham contato direto com tecnologias de ponta.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Mercedes-Benz/Senai


 


 

Você também pode gostar:


 

Curso de conformação de chapas acontece na UFPR


 

Modelamento de peças estampadas é tema de curso EAD


 


 



Mais Notícias CCM



Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

10/11/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025