Um robô de seis eixos que tem braço com alcance horizontal e vertical de 1.700 mm, com capacidade para manipular peças e ferramentas com peso de até 20 kg, passou a ser comercializado no Brasil pela Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial em Diadema (SP).

 

Cobot de seis eixos que pode ser usado em operações de soldagem chega ao mercado brasileiro

O autômato colaborativo HC20, mostrado na imagem ao lado, tem como algumas de suas características alta velocidade e um índice de repetibilidade de aproximadamente 0,05 mm. Ele pode ser usado em trabalhos que envolvam a soldagem de pequenas peças metálicas, por exemplo, assim como manipulação e montagem de componentes.

 

Foram fornecidos outros dados sobre o robô. Seu braço – categoria 6 – é feito de alumínio fundido, com cabo passante na parte interna. Também foi informado que o equipamento pode operar próximo a humanos e, de acordo com Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da companhia, “sem a necessidade de se usar barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”.

 

O executivo também comentou que o robô “cumpre diversas normas de segurança como, por exemplo, ISO 10218-1, referente à energia e resistência limitada do robô, IP67 e FGG, no que tange ao revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos”. 

 

Mais informações sobre robôs colaborativos fornecidos no Brasil podem ser obtidas em nossa seção de guias, da qual constam listas com dados sobre outros equipamentos para a área de corte e conformação de metais. 


 

Imagem: Yaskawa Motoman

 

Outras notícias do ramo:

 

Sistema combina recursos de robótica colaborativa, inteligência artificial e controle da qualidade

Setor de veículos elétricos no radar de fornecedora de aços


 

#RobôColaborativo #Soldagem #CCM 



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024