Um robô de seis eixos que tem braço com alcance horizontal e vertical de 1.700 mm, com capacidade para manipular peças e ferramentas com peso de até 20 kg, passou a ser comercializado no Brasil pela Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial em Diadema (SP).

 

Cobot de seis eixos que pode ser usado em operações de soldagem chega ao mercado brasileiro

O autômato colaborativo HC20, mostrado na imagem ao lado, tem como algumas de suas características alta velocidade e um índice de repetibilidade de aproximadamente 0,05 mm. Ele pode ser usado em trabalhos que envolvam a soldagem de pequenas peças metálicas, por exemplo, assim como manipulação e montagem de componentes.

 

Foram fornecidos outros dados sobre o robô. Seu braço – categoria 6 – é feito de alumínio fundido, com cabo passante na parte interna. Também foi informado que o equipamento pode operar próximo a humanos e, de acordo com Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da companhia, “sem a necessidade de se usar barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”.

 

O executivo também comentou que o robô “cumpre diversas normas de segurança como, por exemplo, ISO 10218-1, referente à energia e resistência limitada do robô, IP67 e FGG, no que tange ao revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos”. 

 

Mais informações sobre robôs colaborativos fornecidos no Brasil podem ser obtidas em nossa seção de guias, da qual constam listas com dados sobre outros equipamentos para a área de corte e conformação de metais. 


 

Imagem: Yaskawa Motoman

 

Outras notícias do ramo:

 

Sistema combina recursos de robótica colaborativa, inteligência artificial e controle da qualidade

Setor de veículos elétricos no radar de fornecedora de aços


 

#RobôColaborativo #Soldagem #CCM 



Mais Notícias CCM



Dispositivo para inspeção de tubos chega ao mercado

Equipamento que pode detectar defeitos em cordões de solda em locais de difícil acesso conta com recurso de imagem térmica.

28/07/2022


Metais ultra resistentes serão tema de estudo

Aços de alta performance para o setor de óleo e gás serão o tema central de pesquisas iniciadas por uma siderúrgica e universidade.

22/07/2022


Sistema de soldagem com novos recursos

Equipamento indicado para a soldagem de diversas ligas metálicas passou a ser fornecido no Brasil em versão atualizada.

15/07/2022