A Tedesco Sistemas de Armazenagem (Bento Gonçalves, RS), implementou uma solução desenvolvida pela Dalca Brasil que resultou no aumento de 30% na produção de longarinas e permitiu a realocação de colaboradores para outras posições dentro da fábrica.
 

A célula robotizada FlexWeld, desenvolvida pela Dalca, sanou um gargalo detectado pela Tedesco na soldagem dos seus produtos, associado à necessidade de mão de obra intensiva. A empresa investiu na automação de várias linhas de fabricação de perfis e substituiu oito soldadores por turno por dois operadores da célula robótica. Multiplicando por três turnos, 24 soldadores foram reduzidos a seis no total da operação.

 

O investimento resultou em aumento da produtividade de longarinas em relação ao processo anterior, além de melhor controle da qualidade, produtividade e redução de custos de produção.
 

“Estamos investindo muito nas nossas linhas de produção. A célula de soldagem nos proporcionou um ganho importante de qualidade e competitividade no processo. Foi um estudo de caso bem-sucedido, visto que todos os ganhos previstos foram concretizados. Conseguimos melhorar nossa produtividade de longarinas e otimizar a mão de obra. Temos certeza de que faremos novos investimentos nesse segmento em breve”, comentou Roberto Tedesco, diretor presidente da empresa que atua há quase 25 anos na fabricação de estruturas metálicas de armazenagem para o segmento de logística no País.
 

A automação industrial também possibilita a integração de sistemas de controle avançados no setor de soldagem, tais como robôs industriais e sistemas de visão computacional, que são capazes de executar tarefas com alta qualidade em diferentes tipos de materiais e geometrias.

 

“Automatizar é essencial para impulsionar a eficiência e a qualidade dos processos fabris de soldagem, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade das indústrias. Cada aplicação de solda tem suas próprias especificidades, desde o tipo de metal e espessura do material até os requisitos de precisão e velocidade. Portanto, um projeto personalizado é essencial para otimizar a eficiência da solda, reduzir o desperdício de recursos e garantir a qualidade do produto final”, reforçou o gerente comercial da Dalca, Matheus Ziglioli.

 

 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


Imagem: Dalca

 


 

Leia também:


 

Plataforma integra laser e arco elétrico no trabalho com peças de grande porte


 

Escâner 3D portátil conta com algoritmo combinado à IA



Mais Notícias CCM



Prima adquire empresa de automação industrial

Aumento do nível de automação dos equipamentos para trabalhar chapas metálicas é o foco da aquisição.

20/01/2025


Robôs humanoides manipulam peças estampadas em célula de produção

Testado na BMW, o robô F02, da Figure, manipulou componentes metálicos estampados, com resultados promissores, posicionando-os em células de montagem de carrocerias.

20/01/2025


Solidworks 2025 chega ao mercado brasileiro

Versão atualizada de software para modelamento 3D de peças fabricadas com chapas chega com novos recursos e já está disponível para comercialização.

27/11/2024