Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Um acordo firmado pela KPMG, com matriz na Holanda e escritório em São Paulo (SP), e a MAP Intelligence (Manaus, AM) vai promover consultoria para a implementação de inteligência artificial em plantas industriais, abrangendo o uso de sistemas virtuais autônomos no monitoramento em tempo real de máquinas, equipamentos e de processos como, por exemplo, corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas e tubos metálicos.

 

Trata-se de um consórcio que tem como objetivo fornecer serviços que incluirão estudos sobre processos produtivos executados no chão de fábrica, visando à sua otimização, bem como a análise de parâmetros, supervisão de etapas da fabricação e emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias, entre outros.

Alguns exemplos de como o consórcio vai funcionar foram comentados por Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, que forneceu informações à Corte e Conformação de Metais: “inicialmente, a KPMG fará um levantamento do processo atualmente realizado pela empresa contratante. Em seguida, serão feitas análises sobre, por exemplo, indicadores de desempenho produtivo (KPIs), usando como ferramenta a inteligência artificial. A partir daí, serão identificadas as oportunidades de melhoria de processos, assim como poderá ser realizado um planejamento para se chegar a este objetivo”.

 

Também foi comentado pelo executivo que os clientes poderão consultar as empresas que estão à frente do consórcio sobre a disponibilidade de treinamentos voltados para o uso de inteligência artificial em linhas de produção, e também poderão solicitar às partes envolvidas a realização de diagnósticos no que tange à proximidade com os conceitos da Indústria 4.0.

 

A consultoria estará disponível para empresas do setor metalmecânico, além de outros ramos da cadeia de manufatura e instituições de pesquisa e ensino.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@mapintelligence.com.br e pelo telefone (11) 3940-1500.

 

 

Imagem: Freepik.

 

 

Leia também:

 

Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox

 

Pneumática e hidráulica nas prensas mecânicas

 

Fabricante de máquinas para soldar vai trazer tecnologias digitais para o Brasil

 

#KPMG #MAPIntelligence #IA #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024