Categoria: Opinião




Quimatic Tapmatic oferece curso sobre galvanização a frio

Com formato presencial e on-line, o treinamento traz conteúdo sobre preparo de superfícies metálicas e proteção contra intempéries. Especialistas em galvanização comentaram sobre o curso e o crescimento da demanda por serviços de manutenção de estruturas metálicas, especialmente no setor fotovoltaico.

11/03/2024



Fórum sobre manufatura estratégica e digitalização de processos

Será realizado na capital paulista um fórum cujo tema central abrange a manufatura estratégica e pessoas à frente da digitalização de processos produtivos.

07/03/2024



Curso gratuito sobre Indústria 4.0 no Colégio Técnico de Campinas

Vinculado à Unicamp, o Cotuca oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado no período noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso Técnico em indústria 4.0, indicado para profissionais do setor metalmecânico.

26/02/2024



Aquisição de novas máquinas, um dos desafios da modernização do parque fabril

Estudo da CNI apontou que cerca de 38% das indústrias do País estão com parque fabril defasado. A substituição de maquinário com idade avançada é um dos temas abordados por executivos do Grupo Alltech.

26/02/2024



Mais investimento em serviços customizados de corte e soldagem de aços

Açotubo vai ampliar seu portfólio de serviços customizados de corte a laser, plasma e soldagem robotizada no País. Com investimento de R$ 47 milhões, a empresa também adquiriu filiais na Colômbia e no Peru.

09/02/2024



Consórcio vai incentivar a inovação tecnológica em pequenas indústrias

Parceria entre o SIMPI e o IPEM/SP vai promover o desenvolvimento de projetos para plantas industriais, sistemas produtivos e serviços.

26/01/2024



Alerta e dados em tempo real. Dispositivo de segurança chega ao mercado

Um dispositivo que monitora a movimentação de colaboradores no chão de fábrica e dispara alertas para evitar acidentes foi desenvolvido por uma startup da Bahia.

26/01/2024



A melhor tocha de soldagem é a que atende à sua demanda

Especialista em soldagem comenta sobre as características de tochas e critérios que devem ser levados em conta no momento da aquisição desses equipamentos. O controle da respiração e das mãos também é critério para uma boa soldagem.

14/12/2023



IA poderá movimentar US$ 1,3 trilhão até 2032

A adesão às tecnologias facilitadoras da Indústria 4.0 está mudando a rotina da indústria de manufatura e isso está influenciando empresas do setor metalmecânico, a exemplo da Han's Laser, que desenvolveu uma plataforma digital para a fabricação inteligente.

14/12/2023



Trefilação de metais é tema de novo manual

Especialista em trefilação oferece conhecimentos práticos e faz recomendações sobre a segurança em processos produtivos realizados no chão de fábrica.

01/12/2023



A urgência da conectividade 4.0 na indústria

Especialistas comentam sobre o aumento da eficiência no chão de fábrica e a redução de custos com a manutenção de máquinas, entre outros benefícios atribuídos a processos alinhados aos conceitos da Indústria 4.0.

23/10/2023



Embraer adota Sistema Toyota de Produção

A Embraer e a Toyota seguem em um consórcio que tem como objetivo tornar mais eficientes os processos produtivos da Unidade Ozires Silva.

23/10/2023



Retrofit na construção civil traz oportunidades para o setor de estruturas metálicas

Colunas de aço reciclado podem ser usadas para o escoramento de edifícios e pontes em reforma. Esse e outros exemplos de uso de estruturas metálicas foram comentados por um especialista em construção civil.

25/09/2023



Como otimizar processos produtivos usando métodos científicos

Livro aborda o uso de criatividade lógica e do pensamento crítico para resolver problemas no dia a dia do chão de fábrica.

25/09/2023



Robôs de seis eixos: da maturidade à evolução na indústria

Diretor comercial do setor de robótica industrial faz comentários sobre as vantagens proporcionadas pelo uso de robôs em fábricas e traz um resumo sobre a evolução dessa área.

04/05/2023



Humanos e robôs juntos na indústria, seja qual for o cargo

Coordenador de curso do Instituto Mauá de Tecnologia faz comentários sobre as tendências da robotização na indústria de manufatura, abrangendo a sinergia entre colaboradores e autômatos.

24/04/2023



Cinco motivos para proteger a indústria de ataques cibernéticos

Gestor do setor de cibersegurança aponta cinco fatores que tornam a indústria de manufatura mais suscetível ao sequestro/roubo de dados e comprometimento de sistemas digitais.

06/04/2023



Como ampliar o acesso das empresas à Lei do Bem

Gestor de consultoria especializada em inovação dá quatro dicas que podem facilitar o acesso de empresas da indústria de manufatura à Lei do Bem, que pode subsidiar o aumento da competitividade da indústria, mas é subutilizada no Brasil.

23/03/2023



Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Especialista do ramo de aços aborda o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de empresas do setor metalmecânico.

09/03/2023



Uso de digital twin para construir réplicas funcionais de indústrias e pessoas

Especialista em engenharia de computação faz comentários sobre como o uso de gêmeos digitais no universo corporativo pode proporcionar vantagens na produção de cópias virtuais de máquinas, produtos e de seres humanos.

23/02/2023



Produção industrial e sistemas de gestão conectados

Especialista avalia fatores importantes para a otimização de processos produtivos na indústria de transformação e dá dicas sobre a aquisição de sistemas de análise.

13/01/2023



Robôs e humanos, e a indústria 4.0

A capacidade de robôs colaborativos e industriais de trabalhar lado a lado com humanos é um dos fatores que devem ser considerados em projetos voltados para a atualização tecnológica de parques fabris.

20/10/2022



Metaverso e indústria conectados

A adoção de realidade aumentada e realidade mista na rotina do chão de fábrica proporciona vantagens como a digitalização de informações e a capacitação de equipes.

09/09/2022



Internet 5G vai beneficiar o setor metalmecânico

Otimização de processos produtivos e informações em tempo real são algumas vantagens da adoção de redes digitais.

09/09/2022



Machine learning a favor da modernização da indústria

Controle da qualidade, gestão de estoques e precificação são alguns dos setores em que a inteligência artificial pode ser usada, podendo ajudar empresas a otimizar seus processos produtivos e melhorar o desempenho de seus negócios.

30/08/2022



Moldando um futuro mais sólido e seguro para a cadeia metalmecânica

Especialistas em mapeamento de ruídos oriundos de parques fabris dão exemplos de como empresas do segmento metalmecânico podem proteger a saúde auditiva de profissionais que atuam no chão de fábrica.

01/07/2022



A nova industrialização

Executivo aborda acontecimentos históricos que influenciaram a rotina da indústria de manufatura no Brasil e no mundo, bem como faz comentários sobre como tais fatos podem ser úteis para o planejamento de novas diretrizes para a cadeia produtiva.

16/06/2022



Mais alumínio no ramo de energia solar

Executivo faz um paralelo sobre as possibilidades de aplicação de alumínio na construção de itens para parques fotovoltaicos e o aumento da demanda por fontes de energia limpa e renovável.

23/05/2022



Importância do ERP para o ramo de metais

CEO da área de software para gestão de recursos na indústria faz comentários sobre como a implantação de ERP no chão de fábrica pode ser útil para empresas de diferentes portes e de diferentes ramos, como o de corte e conformação de metais.

13/05/2022



Produção de aço a partir de sucata metálica: vantagens e valor agregado

Gestor do ramo de aços comenta que, ainda que a palavra “sucata” carregue uma carga pejorativa, a sua utilização na fabricação de aços resulta em produtos valorizados no mercado.

06/05/2022



Manufatura avançada requer tecnologia e pessoas

Especialista do ramo de automação industrial trata do impacto da produção inteligente nos setores da indústria brasileira e aborda o papel da tecnologia para a obtenção de eficiência nos processos produtivos.

19/04/2022



Agregar serviços, uma forma de lidar com a alta de preços dos aços

Fornecer chapas, tubos e barras com algum processamento prévio pode ajudar a contornar a alta de preços dos laminados, em decorrência do conflito em solo europeu.

11/04/2022



Veículos elétricos com mais alumínio, um caminho para o desenvolvimento

Executivo comenta sobre como o uso de alumínio na fabricação de peças e componentes para veículos elétricos pode contribuir para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva que, apesar dos desafios, avança a passos largos no Brasil.

24/03/2022



Fábrica do futuro: o que podemos esperar?

Profissional da área de robôs indicados para trabalhos no chão de fábrica comenta sobre tendências da modernização de parques fabris, e menciona exemplos alinhados com os conceitos da indústria 4.0.

17/02/2022



NR 12, uma jovem adulta

Especialista em segurança em operação de máquinas industriais avalia os reflexos da norma técnica NR 12 na construção de máquinas e na melhoria das condições de trabalho.

27/01/2022



A indústria e a crise energética no Brasil

Uma visão de como os impactos causados pela crise energética podem promover a uma preparação para os próximos desafios.

08/12/2021



Cálculo da pegada de carbono, um caminho a ser seguido pela indústria

Conceitos sobre créditos de carbono e como organizações buscam consolidar essa prática.

11/11/2021



Níveis de colaboração entre humanos e robôs na indústria

Saiba o grau de interação que se pode obter de um robô colaborativo e como adaptar o seu uso conforme as necessidades de cada aplicação.

04/10/2021



Uma abordagem estrutural do controle de ruído no ambiente metalmecânico

Os ruídos de atividades de conformação e fabricação de metal e as operações de processamento de tubos são uma importante questão de saúde ocupacional. Com o auxílio de sistemas de mapeamento de ruído é possível identificá-los e avaliá-los com precisão, em diferentes locais, e elaborar um estudo para definir todas as áreas onde a proteção auditiva é necessária.

09/08/2021



Uma análise rápida da automatização de equipamentos CNC

Automatizar linhas de produção compostas por equipamentos CNC usados para a usinagem de matrizes e estampos, por exemplo, requer estratégias que abrangem o monitoramento de ferramentas e treinamento de colaboradores.

22/06/2021



Implantação de autômatos colaborativos no chão de fábrica

A inserção de tecnologia robótica em linhas de produção requer planejamento e análises sobre diversos fatores. Entre eles estão o capital para investimento e o espaço físico disponível.

07/06/2021



Especialistas da ABII analisam impacto da escassez de chips na indústria 4.0

Os avanços da transformação digital acontecem de forma cada vez mais acelerada. E a pandemia acentuou este fenômeno. Mas talvez essa transformação esteja caminhando rápido demais.

24/05/2021



Conceito de indústria 4.0 completa dez anos

Professor Eduardo Zancul celebra o movimento que trouxe mais inteligência para o processo de fabricação, em entrevista promovida pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).

04/05/2021



Por que a ergonomia é tão importante na automação?

Executivo da Universal Robots comenta sobre a relevância da ergonomia para o desenvolvimento de uma empresa.

29/04/2021