A alemã Trumpf divulgou em seu evento virtual realizado no final de março algumas novidades em termos de tecnologia aplicada ao trabalho com chapas e tubos metálicos. Foi destacado na ocasião o equipamento TruArcWeld 1000, um conjunto híbrido que combina recursos de dois processos consagrados na união de metais: a soldagem MIG/MAG e a soldagem a laser, ambas automatizadas com o auxílio de um robô colaborativo.

 

De acordo com Diogo Corazza, gerente de aplicação da Trumpf no Brasil, a inovação está associada a uma projeção de demanda para o futuro, apontando que até 2026 o mercado para os processos de soldagem passará da cifra atual de 11,58 bilhões de dólares para o patamar dos 18 bilhões de dólares (fonte: Welding Equipment Market Size, Share | Global Report, 2026 (fortunebusinessinsights.com).

 

Tendo em vista este mercado e considerando o seu know-how na fabricação de máquinas, a Trumpf fez uma parceria com a austríaca Fronius, uma das maiores especialistas no processo de soldagem MIG/MAG, visando compor uma solução para as empresas que estão iniciando na execução do processo de soldagem automatizada. O resultado foi a TruArcWeld 1000, lançada pela empresa em 2020.

 

O objetivo foi desenvolver uma solução com custo acessível, de fácil utilização e sem a necessidade de um especialista em solda para a sua operação, tendo em vista a utilização de um robô colaborativo e parâmetros predefinidos na fonte MIG/MAG.

 

Diogo explicou que o sistema é bastante intuitivo e não requer programação via software CAD/CAM: “É uma máquina extremamente simples. Você instala e aprende a soldar em um dia, e tem o suporte da Trumpf”, resumiu.

 

A empresa agregou desta forma a soldagem MIG/MAG ao seu portfólio de soluções para o setor de chaparia, que já incluía a soldagem a laser, corte a laser, dobramento e também manufatura aditiva.

Fotos: Trumpf
 

 

Conteúdo relacionado:

Previsões de crescimento para o mercado global de chapas

Aceleração de projetos para a indústria 4.0

 

#Trumpf #soldagemMIGMAG #soldagemalaser




 



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024