Categoria: Tudo sobre prensas




Prensa mecânica para estampagem – registro de dados para troca de ferramentas

Informações sobre alguns parâmetros de regulagem da prensa para a troca de ferramentas.

11/03/2024



Extrator de peças no martelo

Fatores do uso de extrator de peças em prensas que devem ser considerados na estampagem de chapas metálicas, e atenção às más práticas que podem levar a acidentes.

26/02/2024



Prensas mecânicas para estampagem – amortecimento na transmissão de energia

Um resumo de como operam sistemas para controle do engate e da frenagem de componentes presentes em prensas, abrangendo a segurança operacional.

29/01/2024



Alimentação por bobina – equipamentos auxiliares

Recomendações para usuários de prensas no que diz respeito ao investimento em sistemas de alimentação de chapas, incluindo otimização de processos e segurança.

15/01/2024



A engenharia por trás dos sistemas de estampagem

Características técnicas de prensas e de sistemas de corte e monitoramento, entre outros, que contribuem para a realização do processamento de chapas metálicas.

05/12/2023



Rasgo “T”, um fator de segurança na operação de prensagem

O uso correto dos rasgos com formato de “T” presentes em prensas proporciona segurança durante as operações de estampagem de chapas metálicas.

21/11/2023



Freio do volante

Explicações sobre o funcionamento do freio do volante de prensas, sistema que contribui para a segurança operacional no chão de fábrica.

06/11/2023



Proteção contra sobrecarga no martelo – Parte 2

Novas informações sobre como evitar a ocorrência de danos em componentes de prensas e a respeito de sistemas de segurança.

23/10/2023



Proteção contra sobrecarga no martelo – Parte 1

Informações sobre como evitar a ocorrência de danos em componentes de prensas e um resumo a respeito de sistemas de segurança.

09/10/2023



Pneumática e hidráulica nas prensas mecânicas

Explicações sobre como operam alguns equipamentos e sistemas hidráulicos ou pneumáticos presentes em prensas, e também a respeito de suas características.

11/09/2023



Prensa hidráulica – Segurança

Um resumo sobre os principais fatores ligados à segurança de prensas que abrange as características técnicas dessas máquinas, e como eles influenciam o processamento de chapas.

28/08/2023



Prensas: estampagem versus forjamento

Informações sobre as diferentes características técnicas de prensas para estampagem e das usadas para o forjamento, bem como exemplos de uso em distintas aplicações.

14/08/2023



Caso – Mecanismo articulado na teoria e na prática

O uso da matemática e de um computador com sistema Basic levou à correção do funcionamento operacional de uma prensa com quatro pontos de pressão.

31/07/2023



Alimentação automática de fita – Pontos importantes para o avanço da fita na ferramenta progressiva

A otimização da produção depende dos cuidados com o sistema de alimentação, alinhamento da ferramenta, avanço e guias da fita sem interferência na sua passagem através da ferramenta.

17/07/2023



Automação das regulagens da prensa mecânica

Uma revisão sobre os ajustes necessários para o correto funcionamento de prensas após a troca de ferramenta, abrangendo a velocidade da prensa, pressão do compensador de peso e a regulagem da altura do martelo.

03/07/2023



Unidades hidráulicas em prensas mecânicas

Cuidados que devem ser tomados para evitar o aquecimento excessivo do óleo, o transbordamento do reservatório, entre outros.

19/06/2023



Prensa mecânica – Segurança (Parte 3)

Orientações adicionais sobre como evitar acidentes em operações que envolvam prensas e informações a respeito do funcionamento de sistemas presentes nas máquinas.

06/06/2023



Prensa mecânica – Segurança (Parte 2)

Novas orientações sobre como evitar acidentes em operações que envolvam prensas e informações a respeito do funcionamento de sistemas presentes nas máquinas.

22/05/2023



Prensa mecânica – Segurança (Parte 1)

Orientações sobre como evitar acidentes em operações que envolvam prensas e informações a respeito do funcionamento de sistemas presentes nas máquinas.

08/05/2023



Análise da força de uma prensa mecânica excêntrica

Informações sobre como pode ser evitada a ocorrência de danos à prensa pela análise das forças que atuam durante a operação da máquina.

24/04/2023



Carga na fundação – prensas grandes de estampagem

Conhecer os princípios das forças que atuam na estrutura de prensas, tais como carga estática e dinâmica, é fundamental para a construção da fundação no chão de fábrica.

10/04/2023



Conceitos básicos de estampagem de chapas

Como calcular a força e a energia de prensas para corte e repuxo de chapas metálicas e como esses parâmetros podem auxiliar na escolha de equipamentos.

04/04/2023



Prensas – conceito básico de trabalho (energia)

Comentários sobre o conceito de força e energia em prensas hidráulicas e mecânicas para conformação de metais.

14/03/2023



Estrutura de prensas com tirantes – Parte 2

Continuação da compilação de informações sobre tirantes, componentes cuja função é suportar as forças aplicadas pelo maquinário, e que são indispensáveis à construção de prensas de grande porte.

28/02/2023



Estrutura de prensas com tirantes – Parte 1

Uma compilação de informações sobre tirantes, componentes que têm como função suportar as forças aplicadas pelo maquinário, indispensáveis à construção de prensas de grande porte.

14/02/2023



Diferenças entre prensa de estampagem e prensa rápida

As características particulares de cada prensa, tais como número de golpes por minuto e índice de vibração, devem ser consideradas no projeto de instalação no chão de fábrica.

30/01/2023



Portas de proteção em prensas grandes

A segurança de profissionais em linhas industriais equipadas com prensas requer atenção especial aos diversos fatores ligados ao projeto e à manutenção das máquinas.

12/01/2023



Segurança em prensas no Brasil

Informações sobre alguns fatores que contribuíram para a criação de normas de segurança que atualmente são requeridas em parques fabris que contam com prensas.

06/12/2022



Movimentos básicos da prensa hidráulica

O funcionamento das prensas depende de princípios básicos como velocidade, curso e força do martelo, os quais são apresentados aqui.

21/11/2022



Lubrificação nas prensas mecânicas

Uma compilação de informações sobre como é feita a lubrificação manual e automática de peças e componentes de prensas, bem como os cálculos envolvidos nessas operações.

08/11/2022



Motores de acionamento de prensas mecânicas

Um resumo explicativo que aborda as características de motores elétricos, como eles fazem as prensas funcionarem e como ocorreu a sua evolução conforme a demanda da indústria.

27/10/2022



Fixação da ferramenta no martelo

Conhecer as diferentes características do processo de fixação de ferramenta no martelo da prensa, que se divide em manual, semiautomático e automático, ajuda a evitar danos à máquina e acidentes.

10/10/2022



Prensas mecânicas – parâmetros de regulagem de pressão da prensa (Parte 2)

A aferição da força de prensagem, que deforma elasticamente a estrutura da prensa durante a conformação de chapas metálicas, é um processo que fornece dados para se evitar danos à máquina.

26/09/2022



Prensas mecânicas – parâmetros de regulagem de pressão da prensa (Parte 1)

A regulagem da altura do martelo de prensas mecânicas é um ponto crítico na preparação deste tipo de máquina, por isso é importante compreender os princípios dessa operação para evitar a ocorrência de danos ao equipamento.

12/09/2022



Prensas mecânicas – Engrenagens

Um resumo da engenharia por trás da construção de conjuntos de engrenagens presentes em prensas mecânicas.

29/08/2022



Alteração do curso em prensas mecânicas excêntricas

A regulagem correta do curso de prensas mecânicas é importante para que seja obtido o melhor rendimento da máquina, e para evitar a ocorrência de danos ao conjunto.

15/08/2022



Sistemas de alimentação de fita em prensas pequenas

Um texto explicativo sobre o funcionamento do sistema eletrônico, pneumático e mecânico de alimentação de fitas metálicas em prensas, e algumas peculiaridades de cada sistema.

02/08/2022



A servoprensa irá matar o mecanismo articulado?

O uso de prensas com ou sem mecanismo articulado proporciona vantagens que devem ser cuidadosamente analisadas, a fim de se obter o melhor desempenho do conjunto na execução da conformação de metais por repuxo.

20/07/2022



O problema do corte puro na estampagem

É possível evitar a ocorrência de danos em prensas mecânicas e hidráulicas durante a execução do processo de corte puro, que submete a estrutura da máquina ao estiramento e a vibrações que podem danificar componentes e causar vazamentos.

04/07/2022



Compensador de peso do martelo – como funciona?

Evitar a má conformação de peças metálicas, economizar energia e reduzir o tempo de parada na frenagem, aumentando a segurança, são alguns dos motivos para se usar o compensador de peso nas prensas mecânicas.

21/06/2022



Canal de laço – Há necessidade, hoje?

Uma revisão sobre um dispositivo importante para a automatização de processos de alimentação de prensas.

06/06/2022



Controle da força no dispositivo de repuxo inteligente

O gerenciamento da aplicação de forças em processos de conformação de metais abrange o uso de dispositivos inteligentes, que contribuem para a obtenção de peças com boa qualidade.

23/05/2022



Prensas para estampagem – limitação da estrutura

A estrutura de prensas merece atenção especial, já que é submetida à força exercida pelo martelo das máquinas durante o processamento de metais. Por isso é necessário atentar para as recomendações feitas pelos fabricantes de prensas.

09/05/2022



Endireitador – quando é necessário?

A função do equipamento endireitador, que trabalha em linha com prensas, é endireitar a chapa de metal sob processamento para que ela fique plana, e seja introduzida e empurrada através da ferramenta progressiva da máquina sem que haja interferências.

25/04/2022



Sincronismo de freio e embreagem

O perfeito funcionamento do sistema de freio e embreagem de prensas é importante para o bom andamento de processos de estampagem de metais, assim como para evitar o desgaste prematuro do conjunto e a ocorrência de acidentes no chão de fábrica.

22/04/2022



Transfer em prensas

O transfer, equipamento cuja função é mover peças metálicas de uma estação para outra, permite alcançar altos índices de produção na estampagem e pode ser classificado pela quantidade de eixos principais que apresenta.

29/03/2022



Componentes de uma prensa mecânica

As prensas mecânicas voltadas para a estampagem de chapas metálicas contam com diferentes peças cuja função é, além de operar de forma sincronizada, garantir o bom funcionamento do sistema como um todo.

14/03/2022



Tipos básicos de prensas para estampagem de metais

As prensas para estampagem se dividem em três grandes grupos. Essa divisão é feita de acordo com princípios de acionamento, mas também permite identificar quais delas são mais adequadas para cada tipo de operação e de produto final.

25/02/2022