O livro “Capacidade tecnológica e inovação: Desafios para a transição industrial e econômica do Brasil", de autoria do professor Paulo Negreiros Figueiredo, da FGV Ebape, foi publicado pela FGV Editora, a qual integra o conglomerado da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

Ele possui 624 páginas e aborda temas relacionados à indústria de manufatura como, por exemplo, os desafios na jornada para o avanço tecnológico no País, e trata de assuntos que vão além do chão de fábrica, tais como o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, o que abrange o setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.

 

Conforme foi informado à imprensa, a publicação traz dados que são provenientes de um estudo realizado por Paulo, o que inclui reflexões sobre alguns resultados obtidos a partir de esforços realizados no Brasil no que diz respeito ao aumento da capacidade tecnológica na indústria e em outras áreas, além de inovação e desenvolvimento econômico.

 

Segundo o professor, o Brasil tem “uma nova oportunidade, que não pode ser desperdiçada, de identificar questões-chave que merecem uma cuidadosa implementação de estratégias para vencer o seu atraso tecnológico, e obter um real aumento da sua taxa de inovação para adicionar mais valor à sua produção”. O autor também faz recomendações que visam contribuir para a elaboração de estratégias centradas na inovação e no aumento da capacidade tecnológica em território nacional.

 

Mais informações sobre o livro estão disponíveis no site da editora. Ele é comercializado em versão física, pelo preço sugerido de R$ 322,00, ou em formato digital, R$ 192,00.


 

Imagem: FGV Editora/Divulgação.


 

Leia também:

 

A revista Corte & Conformação de Metais está de volta em edição especial Expomafe da revista Máquinas e Metais

 

Análise da força de uma prensa mecânica excêntrica

 

Manutenção preditiva em guia gratuito

 

#FGVEditora #Livro #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024