A alemã Trumpf, com subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu uma tecnologia denominada Dual PFO, capaz de reduzir os tempos de ciclo na soldagem a laser automatizada em até 30%.

 

O processo se mostrou ideal para a produção de motores para veículos elétricos, especialmente quando se usa a tecnologia de hairpins no enrolamento de cobre dos estatores, a qual permite melhor dissipação de calor, melhorando assim o desempenho do motor.

 

"A solução complementa nossas soluções de sistema de soldagem a laser e é adequada para diversas aplicações, por exemplo, em eletromobilidade", informou Matthias Beranek, Gerente de Indústria Automotiva da Trumpf. A companhia exibiu a Dual PFO na feira LASER - World of Photonics, a principal do setor, realizada de 27 a 30 de junho, em Munique.


Tempos de ciclo mais curtos

 

A soldagem dos hairpins dos motores elétricos deve ser sempre de alta qualidade, caso contrário, eles podem apresentar defeitos que comprometem o funcionamento do conjunto. Como os hairpins são muito finos, o processo de soldagem é exigente e complexo.

Para atender a esta exigência, o sistema óptico do conjunto Dual PFO reconhece a posição do componente antes do início do processo de soldagem, detectando a posição e a linha de soldagem de forma simultânea. "A Dual PFO também pode ser combinada com nossa nova tecnologia de processamento de imagens baseada em inteligência artificial, o que aumenta ainda mais sua produtividade", disse Beranek.

 

Soldagem mais rápida para componentes grandes

 

A óptica de soldagem a laser Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de uma PFO normal. Por isso, ela é indicada para a fabricação de grandes componentes como as baterias para os carros elétricos. Além das aplicações para hairpin, a tecnologia também pode ser utilizada para soldar portas e assentos de veículos, substituindo outros processos de soldagem.

 

Fotos:Trumpf

 

 

Inversão de cores ajuda na medição cordões de solda

 

Limpador de grelha de máquinas para corte a laser passou a ser fornecido pela New SOS Laser

 

#Trumpf



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024