A alemã Trumpf, com subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu uma tecnologia denominada Dual PFO, capaz de reduzir os tempos de ciclo na soldagem a laser automatizada em até 30%.

 

O processo se mostrou ideal para a produção de motores para veículos elétricos, especialmente quando se usa a tecnologia de hairpins no enrolamento de cobre dos estatores, a qual permite melhor dissipação de calor, melhorando assim o desempenho do motor.

 

"A solução complementa nossas soluções de sistema de soldagem a laser e é adequada para diversas aplicações, por exemplo, em eletromobilidade", informou Matthias Beranek, Gerente de Indústria Automotiva da Trumpf. A companhia exibiu a Dual PFO na feira LASER - World of Photonics, a principal do setor, realizada de 27 a 30 de junho, em Munique.


Tempos de ciclo mais curtos

 

A soldagem dos hairpins dos motores elétricos deve ser sempre de alta qualidade, caso contrário, eles podem apresentar defeitos que comprometem o funcionamento do conjunto. Como os hairpins são muito finos, o processo de soldagem é exigente e complexo.

Para atender a esta exigência, o sistema óptico do conjunto Dual PFO reconhece a posição do componente antes do início do processo de soldagem, detectando a posição e a linha de soldagem de forma simultânea. "A Dual PFO também pode ser combinada com nossa nova tecnologia de processamento de imagens baseada em inteligência artificial, o que aumenta ainda mais sua produtividade", disse Beranek.

 

Soldagem mais rápida para componentes grandes

 

A óptica de soldagem a laser Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de uma PFO normal. Por isso, ela é indicada para a fabricação de grandes componentes como as baterias para os carros elétricos. Além das aplicações para hairpin, a tecnologia também pode ser utilizada para soldar portas e assentos de veículos, substituindo outros processos de soldagem.

 

Fotos:Trumpf

 

 

Inversão de cores ajuda na medição cordões de solda

 

Limpador de grelha de máquinas para corte a laser passou a ser fornecido pela New SOS Laser

 

#Trumpf



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024