A ABB, que tem matriz na Suíça e subsidiária brasileira em São Paulo (SP), lançou recentemente o robô CRB 1100 SWIFTI, modelo equipado com braço que apresenta alcance de até 580 mm, com repetibilidade de posição de 10 mícrons, e que pode processar cargas com peso de até 4 kg.

Lançamento de robô industrial desenvolvido pela ABB

 

O autômato apresenta velocidade de trabalho de 5 metros por segundo e é indicado para o uso em aplicações típicas de parques fabris. Entre elas, operações que envolvam a manipulação de peças feitas em metais em linhas de produção, trabalhos de acabamento como remoção de rebarbas e/ou polimento, além de montagem de conjuntos por aparafusamento e/ou colagem usando adesivos para chapas metálicas, por exemplo.

 

Ele também é dotado de sistema de segurança que detecta a aproximação de pessoas, o qual opera utilizando um escâner a laser cuja função é realizar a varredura da área em seu entorno, fazendo com que o braço robótico diminua sua velocidade de trabalho caso um colaborador adentre o espaço inspecionado. Esse sistema de segurança aciona a parada total do robô caso a aproximação não cesse.

 

Sua configuração consiste ainda em flange que permite o acoplamento de ferramentas, sistema de geração de vácuo, que permite a fixação de peças a ferramentas por sucção, sistema de controle de alimentação e luz de indicação visual, que atua em situações de alerta quando alguém ou algo se encontra na área de trabalho do robô.

 

“Isso ajuda as pessoas a operar e realizar suas tarefas livremente, o que minimiza a possível interrupção dos processos de produção causados por ter que parar o robô para permitir que os operadores entrem em uma célula para resolver problemas”, comentou Andie Zhang, gerente global de produto da área de robôs colaborativos da ABB.

 

Segundo informações da companhia, a configuração da área de trabalho do novo robô, bem como das distâncias consideradas seguras para a sua operação, pode ser feita por meio de aplicativos desenvolvidos pela empresa. Além disso, os clientes poderão contar com suporte técnico e acesso a tutoriais disponibilizados em ambientes digitais.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A oferta de braços articulados para medição ou para rosqueamento indicados para o ramo de corte e conformação de metais, além de muitos outros produtos, pode ser conferida em nossos guias.

 

Fotos: Novo robô colaborativo indicado para trabalhos no chão de fábrica que foi desenvolvido pela ABB.

 

Reportagens similares:

Atualização de software para programação de robôs

Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP

 

#ABB #RobôColaborativo #Indústria40 #Automação #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024