Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Uma plataforma digital aberta que reúne ferramentas para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com recursos especialmente pensados para empresas que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), acaba de ser lançada pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

Trata-se da plataforma Nexus, a qual possui diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças e componentes metálicos, análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de metais, bem como para a formulação de materiais. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

 

Captura de tela da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Na imagem, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagem: Hexagon/Nexus. 

 

 

No que tange às ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.

 

Além disso, há recursos no novo ambiente virtual que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.

 

De acordo com informações da companhia, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.

 

Ainda de acordo com a Hexagon, os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.




Leia também:

 

Schuler e Autoform anunciam colaboração em tecnologias digitais

 

Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra

 

#Nexus #Hexagon #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024