O Observatório Nacional da Indústria, hub de dados do Sistema Indústria, com base no Mapa de Trabalho Industrial 2022-2025, realizou um estudo que indicou haver expectativa de crescimento do emprego industrial para este ano. A notícia é boa, mas vem acompanhada de outra que pode causar apreensão: até 2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais, sendo 2 milhões em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 7,6 milhões em formação continuada, para trabalhadores que precisam se atualizar. Isso significa que 79% da necessidade de formação nos próximos quatro anos está relacionada ao aperfeiçoamento.

 

Outro fator é que as vagas existentes para profissionais de nível técnico contabilizarão 2,2 milhões de postos de trabalho, que representam cerca de 18,4% do total do emprego industrial no País, conforme o levantamento.

 

Para manter a indústria em atividade será necessário capacitar pessoas, preferencialmente por meio de cursos técnicos, com duração média de um ano e meio, podendo chegar a dois anos, e que têm como pré-requisito o aluno estar cursando ou já ter o ensino médio completo. O Senai, ligado ao Sistema Indústria, é a instituição que está à frente da formação profissional para o setor, e por isso tem seus programas ligados diretamente às conclusões do estudo.

 

As áreas que terão maior abertura de novas vagas e demanda por técnicos em 2023 são: Logística e transporte, Metalmecânica, Transversais (engloba profissionais que atuam em pesquisas, seguranças do trabalho, desenhistas técnicos, por exemplo), Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação, sendo que todas elas permeiam o setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos. 

 

Márcio Guerra, gerente-executivo do Observatório, explica que a projeção do emprego setorial considera o contexto econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos. Além da conjuntura, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas. “O que observamos é que mesmo os setores mais tradicionais como construção e metalmecânica continuam demandando muitos técnicos, e que as mudanças tecnológicas já estão impactando o perfil de profissional, com o crescimento de áreas como TI e eletroeletrônica”, avaliou.

 

Outra área que ganha destaque é a de logística, porque muitas empresas precisaram se reinventar durante a pandemia no processo de distribuição de mercadores e acesso aos insumos. “A pandemia exigiu do setor industrial uma nova forma de organização da cadeia produtiva. São profissionais que monitoram dados e informações para garantir que o processo produtivo tenha menor custo e melhor entrega”, resume.

 

Acesse aqui informações sobre os cursos voltados para o setor metalmecânico que terão início este ano.

 

 

Foto: Sistema Indústria/CNI



 

Confira mais notícias:

 

IoT aplicada aos processos de soldagem

 

Estímulo à eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas

 

#ObservatórioNacionaldaIndústria #Senai #Capacitação #CCM



Mais Notícias CCM



Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023


Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um consórcio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

06/11/2023


Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023