A Hypertherm (Guarulhos, SP) aplicou a transformação digital em seus equipamentos ao embutir sensores nos cartuchos de consumíveis para corte a plasma. Sua linha Powermax Sync de sistemas de corte foi equipada com esta tecnologia presente nas tochas SmartSync, que captam e transmitem dados de processo em tempo real, por radiofrequência. Parâmetros como o número de aberturas de arco, a taxa de transferência e o tempo de corte são monitorados e enviados ao comando da máquina pelos sensores, ficando disponíveis no painel ou no aplicativo de controle , que pode ser instalado em smartphones (veja tela abaixo).

Edson Urtado, gerente nacional de vendas da empresa, explicou que o recurso auxilia também no set up automático do equipamento, reduzindo a necessidade de operadores qualificados. No entanto, a análise dos dados captados não dispensa a interação humana: “A relação entre as aberturas de arco e a taxa de transferência, por exemplo, é um indicador de qualidade de processo. Uma relação desfavorável pode indicar a presença de corrosão e, por conseguinte, a necessidade de treinamento do operador para evitar que isso ocorra”, observou.

A presença dos sensores nos cartuchos é também subsídio para um setup mais rápido da máquina, com a configuração automática de dados de corrente e de processo.

A forma de construção dos cartuchos tornou mais simples a sua instalação, manutenção e identificação. Constituídos por uma peça única, eles foram classificados por cor (laranja para corte manual, verde para goivagem e cinza para corte CNC), e passaram a ser instalados com um giro de um quarto de volta, o que permite a sua troca em cerca de 10 segundos.

 

Fotos: Hypertherm

 

Leia também:

Inteligência artificial a serviço da produtividade

Corte a laser para peças de pequenas dimensões


 

#Hypertherm    #SmartSync



Mais Notícias CCM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


LVD lança sistema de dobra com robô colaborativo

Nova linha de sistemas de dobramento com robô colaborativo promove a manufatura autônoma e a adaptação às novas exigências da produção.

13/10/2025