A alemã Trumpf anunciou que vai intensificar a parceria com a fabricante de sistemas de armazenamento automatizados Stopa, também da Alemanha. As empresas atuam de forma conjunta há mais de 35 anos, mas o novo acordo terá como principal diretriz expandir a oferta de sistemas voltados para o conceito de fábrica inteligente (smart factory). Por incluir aporte financeiro, o acordo ainda está sujeitro à aprovação das autoridades antitruste da Alemanha.

 

Os sistemas da Stopa permitem carregar e descarregar as máquinas de corte a laser, por exemplo, automaticamente de forma integrada, criando um sistema logístico inteligente. Além de otimizar o uso do espaço, o seu uso aumenta a produtividade no chão de fábrica, reduzindo significativamente o tempo ocioso.

 

Os sistemas de armazenamento podem ser adaptados aos crescentes desafios das modernas smart factories, integrando-se a instalações já existentes. Seus benefícios se tornam mais perceptíveis quando combinados com o software Oseon da Trumpf, projetado para simplificar ainda mais o planejamento e o controle da produção (MES), incluindo a total automação do processo de fabricação de peças metálicas.

 

 

Interfaces abertas

 

Para a Trumpf, parcerias e padrões abertos são a chave para desenvolver e aprimorar suas soluções de smart factory. Isso inclui as interfaces abertas propostas pela umati (universal machine technology interface), comunidade das indústrias de construção de máquinas voltada para a adoção de interfaces abertas baseadas no padrão OPC-UA.

 

Os padrões de localização aberta da omlox, que define interfaces usando dispositivos de banda ultralarga de diferentes fabricantes, também são adotados pela empresa, que tem ainda parcerias com a especialista em intralogística Jungheinrich; a fabricante de máquinas de processamento de bobinas e endireitadora de chapas Arku, a especialista em software para a indústria metalúrgica Lantek, e a Starmatik, empresa de automação especializada em soluções customizadas.

 

 

Foto: Trumpf

 

 

Leia também:

 

 

Consórcio a favor da digitalização da indústria

 

Transformação digital via processos robotizados

 

 

Confira aqui o nosso hub de notícias sobre indústria 4.0 no setor de corte e conformação de metais:

 

 

 

#Trumpf

#fábricainteligente



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024