A Facens, centro universitário filantrópico localizado em Sorocaba (SP), promoverá o Workshop Digital Twin, entre os dias 29 de março e 1 de abril, em parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. O evento é voltado para pesquisadores e especialistas da Indústria 4.0 e tem como objetivo ensinar os conceitos de modelos virtuais de produção para análise de dados.

 

De acordo com a instituição, o objetivo do seminário é ensinar os conceitos e desenvolvimento de modelos virtuais de projetos e produção, visando melhor análise e projeção de dados, para viabilizar decisões assertivas. O evento virtual, que será ministrado em inglês das 9 às 12 h entre os dias 29/03 e 01/04, contará com os palestrantes T. Vollmer e A. Massonet, do Instituto Fraunhofer, reconhecido como um dos principais institutos de pesquisa da Europa.

 

As apresentações abordarão a Indústria 4.0, um termo que tem sido amplamente utilizado nas comunidades industriais e científicas, o qual engloba a digitalização de processos e seu gerenciamento. Contudo, recuperar e armazenar dados é apenas uma pequena parte de todo processo.

 

Segundo a Facens, a partir disso surgiu o Digital Twin. O Gêmeo Digital é uma versão virtual de um objeto físico ou de um processo organizacional. Ele inclui um modelo, os dados relacionados a ele e a possibilidade de realizar um monitoramento. Nesse modelo virtual, várias tecnologias participam e desempenham papéis essenciais para o sucesso das análises. Esses dados e análises podem passar as “fronteiras” de uma empresa e se conectar com toda a cadeia de produção, em diferentes locais do mundo. Os modelos digitais oferecem a possibilidade de obter conclusões assertivas, permitindo uma tomada de decisão mais efetiva, fazem uma combinação de dados da empresa, como simulações e análises, que permitem obter informações sobre situações presentes e futuras.

 

O workshop Digital Twin é voltado para profissionais de P&D, produção, engenharia, gestão da inovação, negócios e diretores. As vagas são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@facens.br. O investimento é de R$ 550,00 com possibilidade de desconto para grupos, alunos e ex-alunos e empresas conveniadas.


 

(Foto: Freepik)

#digitaltwin #industria40 #workshoponline



Mais Notícias CCM



Curso sobre norma técnica para construção em aços leves

Treinamento abordará a aplicação da norma NBR 16970 - Light Steel Frame em julho.

30/06/2022


ABM Week retorna à versão presencial

Tradicional evento do setor de metais, mineração e materiais será realizado este ano de forma presencial, depois de uma pausa de dois anos, e contará com 817 trabalhos técnicos.

08/04/2022


Inteligência artificial será tema de conferência que começa este mês

Simpósio virtual que abordará inteligência artificial, robótica, automação e inteligência computacional terá participação da FEI, USP e Fapesp.

22/11/2021