A Facens, centro universitário filantrópico localizado em Sorocaba (SP), promoverá o Workshop Digital Twin, entre os dias 29 de março e 1 de abril, em parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. O evento é voltado para pesquisadores e especialistas da Indústria 4.0 e tem como objetivo ensinar os conceitos de modelos virtuais de produção para análise de dados.

 

De acordo com a instituição, o objetivo do seminário é ensinar os conceitos e desenvolvimento de modelos virtuais de projetos e produção, visando melhor análise e projeção de dados, para viabilizar decisões assertivas. O evento virtual, que será ministrado em inglês das 9 às 12 h entre os dias 29/03 e 01/04, contará com os palestrantes T. Vollmer e A. Massonet, do Instituto Fraunhofer, reconhecido como um dos principais institutos de pesquisa da Europa.

 

As apresentações abordarão a Indústria 4.0, um termo que tem sido amplamente utilizado nas comunidades industriais e científicas, o qual engloba a digitalização de processos e seu gerenciamento. Contudo, recuperar e armazenar dados é apenas uma pequena parte de todo processo.

 

Segundo a Facens, a partir disso surgiu o Digital Twin. O Gêmeo Digital é uma versão virtual de um objeto físico ou de um processo organizacional. Ele inclui um modelo, os dados relacionados a ele e a possibilidade de realizar um monitoramento. Nesse modelo virtual, várias tecnologias participam e desempenham papéis essenciais para o sucesso das análises. Esses dados e análises podem passar as “fronteiras” de uma empresa e se conectar com toda a cadeia de produção, em diferentes locais do mundo. Os modelos digitais oferecem a possibilidade de obter conclusões assertivas, permitindo uma tomada de decisão mais efetiva, fazem uma combinação de dados da empresa, como simulações e análises, que permitem obter informações sobre situações presentes e futuras.

 

O workshop Digital Twin é voltado para profissionais de P&D, produção, engenharia, gestão da inovação, negócios e diretores. As vagas são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@facens.br. O investimento é de R$ 550,00 com possibilidade de desconto para grupos, alunos e ex-alunos e empresas conveniadas.


 

(Foto: Freepik)

#digitaltwin #industria40 #workshoponline



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024