A unidade de estudos sobre óptica, tecnologia e sistemas de exploração de imagens (IOSB) do Instituto alemão Fraunhofer anunciou o lançamento de um software de código aberto denominado FA³ST Service v0.1.0, descrito como o primeiro bloco de construção do pacote desenvolvido pela instituição tendo em vista a administração de ativos (Fraunhofer Advanced Asset Administration Shell Tools) para gêmeos digitais. Daí o acrônimo FA³ST.
Operações envolvendo células robotizadas para soldagem e a conformação de metais são áreas em que as tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 avançam com muita rapidez, e por isso podem se beneficiar da disponibilidade de uma plataforma gratuita como esta.
O serviço permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais que espelham no ambiente virtual produtos e instalações para a indústria 4.0 com base na Asset Administration Shell (AAS), a especificação do pacote de administração de ativos que integra as diretrizes de projetos de indústria 4.0. na Alemanha. O sistema pode ser acessado e interagir por meio de interfaces de programação de aplicações (API’s, de Application Programming Interface), um conjunto de padrões que tornam mais simples a criação de plataformas por parte dos desenvolvedores.
Ferramentas para a indústria 4.0
O FA³ST é um conjunto de ferramentas que permite a modelagem, a criação e o uso de gêmeos digitais padronizados de acordo com protocolos de programação e de comunicação entre máquinas.
A criação de gêmeos digitais padronizados leva à uniformização das interfaces e assegura a interoperabilidade entre sistemas e equipamentos de produção. Torna-se possível, por exemplo, o fornecimento de pacotes de administração em rede e em interação com o usuário, com aplicativos ou máquinas.
Entre as características do FA3ST estão o suporte a vários formatos de arquivos de dados, incluindo AAS, JSON, XML , RDF e NodeSet (OPC-UA) , a arquitetura aberta e o suporte para os protocolos para comunicação entre máquinas MQTT e OPC-UA.
Dados sobre o sistema estão disponíveis na página FA³ST no Github, onde podem ser encontrados os códigos de programação, assim como a interface para resolução de problemas e contribuição com o desenvolvimento do sistema. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail faaast@iosb.fraunhofer.de.
Foto: DepositPhotos
Leia também:
Chapas metálicas e indústria 4.0: a fabricação em versão digital
Inteligência artificial permite o uso de dados na soldagem
#digitaltwin #gêmeosdigitais
Mais Notícias CCM
No mês de agosto serão realizados pela Abimaq cursos on-line com temas variados que fazem parte da rotina de parques fabris. No início do mês acontece um treinamento sobre segurança operacional que terá formato presencial.
30/07/2025
Foi inaugurado na capital paulista um centro de desenvolvimento para aproximar a indústria de manufatura e o meio acadêmico.
21/07/2025
Fabricante de máquinas e siderúrgica anunciam acordo para desenvolvimento de tecnologia de corte e dobra dos novos aços desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade.
21/07/2025