A Exact Metrology, fornecedora de equipamentos industriais situada nos Estados Unidos, passou a comercializar dois modelos de mesa de medição 3D que podem ser usados para a inspeção de metais planos e/ou tubulares, fabricados pela também norte-americana Raytech Measuring Systems.

 

As mesas possuem duas versões, uma com sistema de medição em três eixos e outra em eixo único. Elas são adequadas para trabalhos com peças que foram submetidas a, por exemplo, corte, dobramento, puncionamento, perfuração e/ou rosqueamento.

 

A configuração e características de ambas serão mostradas a seguir.

 

Mesa de medição em três eixos

Nova mesa de medição 3D de peças metálicas

 

Seu uso é recomendado para medições em peças metálicas com formato complexo e/ou com grande espessura, cortadas a laser ou jato d’água, por exemplo.

 

Sua configuração consiste em apalpador de inspeção – ferramenta que faz aferições a partir do seu contato com a superfície a ser medida – pertencente à marca Renishaw, bem como encoders vedados e rolamentos lineares de baixa manutenção. Além disso conta com software de metrologia e um sistema de leitura-padrão composto que inclui uma tela colorida, sensível ao toque.

 

 

 

Mesa de medição de eixo único

Modelo de máquina de medição 3D de chapas e tubos metálicos

 

Este modelo é indicado para o processamento de metais planos com bordas retas e cantos quadrados. Ele conta com apalpador intercambiável e sistema de medição de esquadria que permite a verificação da perpendicularidade e/ou curvatura de bordas de chapas, por exemplo.

Opera com software de medição que possibilita a produção e o armazenamento de relatórios de processo, o que também pode ser feito pelo programa computacional que opera com a versão mostrada anteriormente.

 

 

Segundo informações da Exact Metrology, ambas as máquinas foram projetadas para operar no chão de fábrica. Em comunicado à imprensa, a companhia informou que os clientes também poderão consultá-la sobre a possibilidade de encomendas de equipamentos sob medida.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e em nossos guias, onde estão presentes dados sobre equipamentos de metrologia, serviços, insumos e diversos produtos para a área de corte e conformação de metais.

 

 

 

Fotos: Raytech Measuring Systems

 

 

Reportagens similares:

 

Braços articulados para medição

 

Movimentação eficiente de chapas e produtos metálicos


 

 

#ExactMetrology #RaytechMeasuringSystems #Metrologia3D #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024