A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou recentemente o reforço no investimento de recursos financeiros no desenvolvimento de projetos de inovação voltados para o segmento automotivo. Um total de 84 projetos nesta área beneficiaram 120 empresas com perfis diversos, incluindo desde start ups até montadoras multinacionais.

 

Um dos projetos contemplados com esses recursos é o Robô Snake, que executa movimentos flexíveis, semelhantes aos de uma cobra, e promete simplificar tarefas na indústria automobilística. Ele é capaz de alcançar locais de difícil acesso, em espaços restritos, para desempenhar funções como inspeção de juntas soldadas, aplicação de selantes, revestimentos e pinturas, além de executar análises por vídeo, por meio de uma câmera instalada em sua extremidade. O projeto é resultado de uma parceria com a General Motors e foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade Embrapii no Instituto Senai de Inovação em Laser (ISI), em Joinville (SC).

 

Desde 2019, a Embrapii, organização social que tem contrato de gestão com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS), é coordenadora do Programa Prioritário do Rota 2030, política do governo federal em apoio à cadeia de fornecedores do setor em todo o Brasil. Para este segmento, contabiliza 34 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo áreas como conectividade, biocombustíveis, inteligência artificial, materiais, sensores e inteligência, entre outros. No âmbito do programa, a Embrapii já entregou à indústria dois projetos com a Usiminas, por exemplo.

 

Conteúdo relacionado:

Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e a laser

Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP

 

#RobôSnake   #Embrapii



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024