A Fit Tecnologia (Sorocaba, SP) divulgou recentemente os novos recursos da versão 16 do sistema CAD/CAM Cimatron, especialmente voltados para o projeto de estampos, moldes e matrizes metálicas para diferentes processos de manufatura.

 

O lançamento ocorreu após uma intensa série de testes industriais da versão beta do sistema, em que foram refinadas funcionalidades levando-se em consideração dados colhidos a partir da experiência do Usuário (UX).

 

Aplicáveis à usinagem de estampos progressivos e transfer, além de dispositivos de montagem e controle de processo nas estamparias, os novos recursos do Cimatron 16 incluem uma interface de usuário mais limpa e novas ferramentas para a criação mais rápida de ferramental, de eletrodos para eletroerosão e programação CNC .

 

A ferramenta Triad (foto à direita), para visualização, recebeu melhorias que permitem arrastar e girar precisamente o projeto em três eixos (X, Y, Z). Também foram desenvolvidas funcionalidades para a criação de superfícies de matrizes, manipulação de malhas e detalhamento de projetos.

 

Nervuras estruturais a partir de um contorno 2D ou 3D, com ângulo de inclinação e topos planos ou arredondados, por exemplo, podem agora ser criadas e manipuladas com mais facilidade, assim como o trabalho com modelos de malha capazes de abarcar detalhes complexos de projeto.

 

O projeto de eletrodos para eletroerosão das matrizes foi alvo de boa parte dos desenvolvimentos, que incluiram a capacidade de aplicar modelos baseados em superfície e melhorias nas configurações do processo de eletroerosão a partir de atributos de fabricação vindos de equipamentos conectados, condição típica da indústria 4.0. Os usuários agora podem, por exemplo, especificar o estágio de queima do eletrodo em operações que vão desde desbaste até polimento, diretamente na ferramenta NC-Setup, de controle do processo de usinagem CNC. Todos os parâmetros de usinagem relevantes são então aplicados automaticamente para criar os arquivos de comando numérico respectivos.

 

Os interessados em testasr os recursos do Cimatron 16 podem se cadastrar aqui.

 

 

 

Fotos: FIT/Cimatron

 

 

Leia também:

 

Fornecedores de sistemas MES têm novo escritório

 

Sistema digital para processamento de metais feito no Brasil

 

 

#Cimatron



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024