A Fit Tecnologia (Sorocaba, SP) divulgou recentemente os novos recursos da versão 16 do sistema CAD/CAM Cimatron, especialmente voltados para o projeto de estampos, moldes e matrizes metálicas para diferentes processos de manufatura.

 

O lançamento ocorreu após uma intensa série de testes industriais da versão beta do sistema, em que foram refinadas funcionalidades levando-se em consideração dados colhidos a partir da experiência do Usuário (UX).

 

Aplicáveis à usinagem de estampos progressivos e transfer, além de dispositivos de montagem e controle de processo nas estamparias, os novos recursos do Cimatron 16 incluem uma interface de usuário mais limpa e novas ferramentas para a criação mais rápida de ferramental, de eletrodos para eletroerosão e programação CNC .

 

A ferramenta Triad (foto à direita), para visualização, recebeu melhorias que permitem arrastar e girar precisamente o projeto em três eixos (X, Y, Z). Também foram desenvolvidas funcionalidades para a criação de superfícies de matrizes, manipulação de malhas e detalhamento de projetos.

 

Nervuras estruturais a partir de um contorno 2D ou 3D, com ângulo de inclinação e topos planos ou arredondados, por exemplo, podem agora ser criadas e manipuladas com mais facilidade, assim como o trabalho com modelos de malha capazes de abarcar detalhes complexos de projeto.

 

O projeto de eletrodos para eletroerosão das matrizes foi alvo de boa parte dos desenvolvimentos, que incluiram a capacidade de aplicar modelos baseados em superfície e melhorias nas configurações do processo de eletroerosão a partir de atributos de fabricação vindos de equipamentos conectados, condição típica da indústria 4.0. Os usuários agora podem, por exemplo, especificar o estágio de queima do eletrodo em operações que vão desde desbaste até polimento, diretamente na ferramenta NC-Setup, de controle do processo de usinagem CNC. Todos os parâmetros de usinagem relevantes são então aplicados automaticamente para criar os arquivos de comando numérico respectivos.

 

Os interessados em testasr os recursos do Cimatron 16 podem se cadastrar aqui.

 

 

 

Fotos: FIT/Cimatron

 

 

Leia também:

 

Fornecedores de sistemas MES têm novo escritório

 

Sistema digital para processamento de metais feito no Brasil

 

 

#Cimatron



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024