A alemã Schuler, com subsidiária em Diadema (SP), divulgou algumas ferramentas de seu sistema de monitoramento de corte e conformação de metais denominado Visual Die Protection que passaram por atualização recentemente.

Tecnologia de monitoramento de prensas ganha nova ferramenta

 

Uma das funcionalidades consiste em recurso de análise de vídeos, que permitirá, por exemplo, o estudo passo a passo de processos de corte e conformação de chapas metálicas realizados por prensas.

 

Conforme exemplificou Rohitashwa Pant, que atua na direção do departamento de tecnologia digital da empresa: “O usuário agora pode arquivar e analisar imagens referentes à ocorrência de anomalias durante o processo produtivo”.

 

Ou seja, caso haja necessidade de verificar o motivo que levou à ocorrência de defeitos em chapas processadas anteriormente, “é possível obter rapidamente uma visão geral de quando exatamente os desvios do processo ocorreram”, complementou o diretor.

 

A companhia realizou demonstrações das possíveis aplicações dessa ferramenta na última edição da feira internacional Blechexpo, que aconteceu na Alemanha em outubro último. Isso incluiu simulações de parada de prensa ao serem detectadas anomalias na área de trabalho do equipamento, que é uma das funções do sistema de monitoramento.

 

Michael Werbs, diretor da Edge Solutions, situada nos Estados Unidos, comentou sobre alguns motivos que levaram à atualização das ferramentas do sistema: “Nossos clientes expressaram o desejo de que o Visual Die Protection também lhes permitisse registrar defeitos ocorridos no corte e conformação de metais”.

 

Ele concluiu salientando uma das vantagens proporcionadas pelo recurso recém-instaurado: “Por meio das câmeras do sistema os clientes podem monitorar a operação do ferramental, mas depois têm de avaliar os vídeos. A ferramenta de análise de vídeo faz isso por eles”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Foto: Captura de tela de um sistema de monitoramento de corte e conformação de metais realizado em prensas da Schuler que passou a contar com ferramenta de análise de vídeos. Imagem: Schuler.

 

Reportagens similares:

Conserto de ferramental para corte e conformação de chapas

Nova linha de itens para fixação de metais

 

#Prensas #Schuler #EdgeSolutions #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024