Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Oferecer soluções de inteligência artificial para a indústria metalmecânica é a premissa da Dimensional, empresa integrante do Grupo Sonepar e com sede na cidade de Limeira (SP). A companhia desenvolveu a ferramenta D+Brain, que conta com recursos de IA e aprendizagem de máquina (machine learning), entre outros, recomendados para empresas do setor de corte e conformação de metais que pretendem monitorar seus processos produtivos.

 

Trata-se de um sistema que faz parte de pacotes de serviços, o que inclui, por exemplo, conectividade de máquinas e equipamentos de estampagem ou de soldagem, supervisão remota de operações realizadas em parques fabris, emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias nas operações – que podem ser enviados para celulares e tablets, assim como para computadores e/ou monitores instalados no chão de fábrica – e correção feita de forma autônoma.

 

Anderson Boschetti,e Renato de Lucena Angioleto, gerente corporativo service, e gerente de projetos de inovação e service da Dimensional, respectivamente, comentaram mais sobre a solução D+Brain em entrevista concedida à Corte e Conformação de Metais.

 

Segundo os executivos, os recursos da ferramenta podem ser usados para o acompanhamento on-line de variáveis de processos produtivos, coleta e análise de dados provenientes de linhas de produção e para o planejamento de manutenção de máquinas. “Nosso objetivo é proporcionar soluções para as reais necessidades dos clientes, e, a partir disso, elaboramos projetos que envolvem a conectividade de máquinas e equipamentos, assim como é feito um estudo sobre a planta industrial, a configuração de suas linhas de produção, além de diversos fatores”, explicou Renato.

 

Além disso, os trabalhos podem ser voltados para a implantação de sensores em equipamentos, como exemplificou Anderson. Nas palavras dele, no que tange à implementação da solução D+Brain, "pode ser feita a conexão da ferramenta com um sistema ERP já em operação, por exemplo. Lembrando que isso vai depender das demandas do cliente e dos estudos realizados previamente”.

 

 

Parcerias e testes em andamento

 

Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de sistemas digitais para parques fabris, bem como a criação de cursos sobre temas relacionados à Indústria 4.0, é um tema alinhado ao planejamento estratégico da Dimensional.

 

Conforme disse Anderson, a ferramenta D+Brain foi um dos destaques da empresa em um evento realizado em uma unidade Senai no município de Americana (SP). Além disso, ele comentou que “há empresas que já estão conduzindo testes com a ferramenta, as quais estão colaborando com análises e estudos visando ao aperfeiçoamento da nossa solução”.

 

Os clientes também poderão contar com treinamento in loco e on-line, além de consultoria, para a implementação da ferramenta.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Dimensional.

 

 

Imagem: Dimensional/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Projeto da ABDI vai unir indústria e desenvolvedores de tecnologia

 

Novos sistemas de visão serão distribuídos no mercado brasileiro

 

Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox

 

#Dimensional #IA #MachineLearning #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024