Foi lançado pela Dassault Systèmes o sistema 3D UNIV+RSES, que integra tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa e recursos para o desenvolvimento de ambientes industriais virtuais e simulação de processos produtivos da plataforma 3DEXPERIENCE.

Os novos recursos digitais, de acordo com um comunicado à imprensa, permitem acesso a ferramentas dedicadas à criação de gêmeos digitais (digital twin) de parques fabris, e, inclusive, de máquinas industriais, assim como a realização de simulações de operações no chão de fábrica e monitoramento do ciclo de vida de peças, entre outros temas.
Treinamento de equipes envolvendo o uso de inteligência artificial também pode ser realizado pelo uso dos recursos integrados. Neste sentido, as ferramentas permitem o compartilhamento de informações sobre normas e resultados obtidos em ensaios virtuais entre diferentes departamentos.
Pascal Daloz, CEO da Dassault Systèmes, comentou: “O 3D UNIV+RSES permitirá que nossos clientes, em todos os setores, aproveitem a IA em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos e serviços que criam, permitindo que desenvolvam o gêmeo virtual de todo o seu ecossistema. A tecnologia de IA proporciona acesso a ambientes de experimentação que integram movimento, transformação e tempo”.
________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagem: Dassault Systèmes/Divulgação.
Confira mais notícias do setor metal mecânico:
Diagnóstico remoto reduz tempo ocioso de máquinas
Hypertherm e BLM celebram acordo de operação conjunta
#DassaultSystèmes #3DUNIVRSES #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025