A Novacam Technologies, com matriz no Canadá, desenvolve equipamentos para medição de alta precisão de tubos metálicos. Um exemplo é o sistema de escaneamento 3D sem contato TubeInspect (foto), que pode fazer a medição do diâmetro interno e externo de peças cilíndricas, e também de componentes de ferramental, a partir de nuvem de pontos.

Ele também é indicado para trabalhos de inspeção de superfícies em áreas de difícil acesso, contando com sondas à base de fibras que têm diâmetro de até 0,5 mm, possibilitando assim a detecção de anomalias como, por exemplo, trincas e rachaduras em cordões de solda, bem como porosidade, arranhamento e/ou danos causados por atrito ou impacto.
Segundo informações da empresa, o equipamento também pode fazer medições de furos, roscas e de ranhuras, e é recomendado para operações de inspeção de peças no chão de fábrica e em laboratórios de metrologia, sendo indicado para a área de fabricação de matrizes e ferramental para corte e conformação de metais.
Também é indicado para trabalhos na indústria automobilística, aeroespacial, no segmento ferroviário, além de outros, podendo ser integrado a linhas de produção robotizadas e a células de inspeção conectadas a ambientes virtuais.
E-mail: info@novacam.com; www.novacam.com
Mais Notícias CCM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025