A Novacam Technologies, com matriz no Canadá, desenvolve equipamentos para medição de alta precisão de tubos metálicos. Um exemplo é o sistema de escaneamento 3D sem contato TubeInspect (foto), que pode fazer a medição do diâmetro interno e externo de peças cilíndricas, e também de componentes de ferramental, a partir de nuvem de pontos.

Ele também é indicado para trabalhos de inspeção de superfícies em áreas de difícil acesso, contando com sondas à base de fibras que têm diâmetro de até 0,5 mm, possibilitando assim a detecção de anomalias como, por exemplo, trincas e rachaduras em cordões de solda, bem como porosidade, arranhamento e/ou danos causados por atrito ou impacto.
Segundo informações da empresa, o equipamento também pode fazer medições de furos, roscas e de ranhuras, e é recomendado para operações de inspeção de peças no chão de fábrica e em laboratórios de metrologia, sendo indicado para a área de fabricação de matrizes e ferramental para corte e conformação de metais.
Também é indicado para trabalhos na indústria automobilística, aeroespacial, no segmento ferroviário, além de outros, podendo ser integrado a linhas de produção robotizadas e a células de inspeção conectadas a ambientes virtuais.
E-mail: info@novacam.com; www.novacam.com
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026