A Novacam Technologies, com matriz no Canadá, desenvolve equipamentos para medição de alta precisão de tubos metálicos. Um exemplo é o sistema de escaneamento 3D sem contato TubeInspect (foto), que pode fazer a medição do diâmetro interno e externo de peças cilíndricas, e também de componentes de ferramental, a partir de nuvem de pontos.

Equipamento de inspeção de tubos metálicos conta com escâner 3D

 

Ele também é indicado para trabalhos de inspeção de superfícies em áreas de difícil acesso, contando com sondas à base de fibras que têm diâmetro de até 0,5 mm, possibilitando assim a detecção de anomalias como, por exemplo, trincas e rachaduras em cordões de solda, bem como porosidade, arranhamento e/ou danos causados por atrito ou impacto.

 

Segundo informações da empresa, o equipamento também pode fazer medições de furos, roscas e de ranhuras, e é recomendado para operações de inspeção de peças no chão de fábrica e em laboratórios de metrologia, sendo indicado para a área de fabricação de matrizes e ferramental para corte e conformação de metais.

 

Também é indicado para trabalhos na indústria automobilística, aeroespacial, no segmento ferroviário, além de outros, podendo ser integrado a linhas de produção robotizadas e a células de inspeção conectadas a ambientes virtuais.

 

E-mail: info@novacam.com; www.novacam.com



Mais Notícias CCM



Fatec sediará evento sobre soldagem

A nova edição da Welding Show acontece em agosto e será realizada na Fatec SP.

18/08/2025


Stuttgart vai sediar feiras simultâneas sobre corte, conformação e soldagem

As feiras BlechExpo e Schweisstech ocorrem no final de outubro, em Stuttgart (Alemanha). O programa de premiação de inovações no setor ainda está com inscrições abertas.

18/08/2025


Máquina de corte a laser de fibra chega ao mercado

A 3D Transform lançou uma máquina para corte a laser com potência de 1.500 W, que já está disponível para comercialização.

18/08/2025