A italiana Comau, com unidade brasileira em Santo André (SP), ampliou recentemente o seu portfólio de produtos com o lançamento do robô N-220, com capacidade de carga de 220 kg, que pode ser adaptado para tarefas como a soldagem (foto).

O equipamento pode ter configuração modular e foi desenvolvido com recursos como cinemática direta e algoritmos aprimorados, que garantem maior facilidade de uso e simplicidade na integração. Foi concebido com base nas novas necessidades da indústria, detectadas a partir da publicação do relatório de 2021 da Federação Internacional de Robótica (IFR). “Avaliamos que os robôs articulados com carga útil de 160-220 kg representarão cerca de 30% do mercado total instalado, constituído por 250.000-300.000 unidades em 2022, com uma taxa composta potencial anual (CAGR) 2022-2026 de 2%” afirmou Nicole Clement, da Comau.

A arquitetura do novo autômato é baseada em modularidade, redução dos componentes, motores avançados e em uma estrutura integrada para transporte por empilhadeira.

De acordo com informações da empresa, os algoritmos do software e-Motion da Comau melhoraram o tempo de ciclo, a qualidade de movimento e o controle do percurso. O uso de cilindros de nitrogênio em eixos de movimentação também foi uma inovação que assegurou a movimentação mais precisa.

P N-220 trabalha com codificação baseada em pontos nodais, para uma programação aberta e mais simples. O cabeamento integrado é composto por duas partes flexíveis separadas (robô e alimentação), de modo a proporcionar atualizações e substituições simplificadas e rápidas.

 

Foto: Comau

 

Leia também:

 

Robô colaborativo para o setor de metais

Inteligência artificial em operações industriais




 

#robôs #Comau

 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024