A manutenção preditiva de tubulações feitas com chapas metálicas conformadas e unidas por soldagem é um processo importante que faz parte da rotina de diversos setores como o de óleo e gás, e inclusive da indústria metalmecânica.

 

Fabricantes de tubos de aço ou alumínio, por exemplo, podem adotar o uso de equipamentos desse tipo para inspecionar cordões de solda situados em áreas de difícil acesso, bem como para verificar se há trincas e/ou porosidade na parede das chapas, o que pode comprometer a integridade do conjunto.

Equipamento indicado para inspeção de tubos e chapas metálicas foi lançado por empresa norte-americana
 

Um dispositivo projetado para fornecer imagens por meio de sonda, que é indicado para a inspeção de tubos e também de máquinas industriais, entre outros tipos de aplicações no chão de fábrica, foi desenvolvido pela Teledyne FLIR, empresa situada nos Estados Unidos. 
 

 

Denominado videoscópio VS80 (foto), o equipamento pode operar com sondas fornecidas em sete versões, podendo fornecer também imagens térmicas. Ele possui tela sensível ao toque (touch screen) de sete polegadas, com resolução de 1024 x 600 pixels. A empresa também comercializa kits de sondas ultra finas que são à prova d’água, assim como modelos de sonda articulada bidirecional com diâmetro de 4,5 mm. Segundo informações da companhia, também são fornecidas sondas com cabo de 25 metros. 



 

Registro de dados por texto e áudio

 

A Teledyne Flir divulgou que o seu dispositivo recém-lançado conta com recursos que permitem o registro de dados provenientes de inspeções, os quais podem ser inseridos em relatórios e/ou outros documentos. De acordo com o material fornecido à imprensa, as informações podem ser registradas por meio de texto e por áudio.


Além disso, o equipamento pode transmitir dados para smartphones e tablets, por exemplo, o que pode ser feito por meio de um aplicativo chamado FLIR Tools Mobile, que é oferecido para sistemas Android e iOS.


Mais informações podem ser obtidas aqui


 

 

Imagem: Teledyne Flir


 

 

Leia também:

 

Sistema de inspeção contínua detecta inclusões em chapas metálicas

 

Aquecimento por indução é usado em simulações da soldagem


#TeledyneFlir #Inspeção #Videoscópio #CCM



Mais Notícias CCM



Cabines de limpeza da Delta têm novos recursos

Atenta aos requisitos de limpeza técnica na indústria, a empresa aprimorou o nível de retenção de partículas de seus modelos de lavadoras de peças por ultrassom.

01/07/2024


Glorystar lança centro de dobra

A Glorystar, fabricante asiática de equipamentos para o trabalho com chapas metálicas, lançou no mercado brasileiro o seu centro de dobra para painéis.

14/06/2024


Limpador para metais amarelos tem versão à base de água

Quimatic Tapmatic relança sua formulação para limpeza de metais amarelos, agora em versão à base de água.

31/05/2024