A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), anunciou que selecionará dois institutos de pesquisas brasileiros e investirá R$ 120 milhões, em cinco anos, para torná-los Centros de Competência em Hardware, chamados de CCH, para a indústria nacional. 

 

De acordo com a entidade, a qual é supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a proposta da criação dos novos centros é gerar e ampliar conhecimento no Brasil sobre plataformas de IoT (do inglês, internet of things, ou “internet das coisas”, em português) dos institutos selecionados.

 

Para Jorge Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, “As plataformas de IoT são uma área high tech e estratégica para o crescimento econômico do País. Assim, aproveitar as oportunidades que são abertas para os novos produtos e serviços é crucial para promover a competitividade da indústria”.

 

No primeiro ano, os selecionados receberão R$ 40 milhões. Os recursos podem ser utilizados na capacitação de pesquisadores e no desenvolvimento de pesquisas básicas, ainda embrionárias, mas que permitam avançar no conhecimento para produzir as futuras soluções tecnológicas da indústria. Com o fortalecimento, os centros estarão aptos a desenvolver a solução completa de hardware, que inclui componentes físicos (como sensores e partes elétricas e mecânicas), dispositivos de comunicação, integração de sistemas, conectividade e segurança da informação.

 

Com isso, os envolvidos esperam atrair investimentos em inovação de empresas que queiram estimular a criação de start-ups capazes de criar soluções tecnológicas de hardware para diversos setores da economia, tais como 5G, telecomunicações, saúde ou agro.

 

Uma das estratégias do programa é fazer com que  empresas brasileiras se associem aos CCH, pagando uma quota de participação e, em contrapartida, recebam benefícios como: acompanhamento do direcionamento das pesquisas, conhecer em primeira mão as descobertas alcançadas, acesso a laboratórios, treinamentos de profissionais e acesso aos profissionais qualificados do centro para suporte no processo de inovação de acordo com sua estratégia empresarial.

 

Segundo José Luis Gordon, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, “O modelo de associação de empresas ainda é um instrumento pouco conhecido no Brasil, mas bastante usual em países que figuram nas principais posições no ranking de inovação, como os Estados Unidos. Os projetos de PD&I das associadas podem chegar na fase pré-comercial, etapa em que a tecnologia prova ser economicamente viável”.

 

A seleção é a primeira ação da Embrapii como gestora do Programa Prioritário Hardware BR, mecanismo utilizado por empresas beneficiadas pela Lei de TICs para cumprir suas obrigações financeiras de P&D em troca de incentivos fiscais. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da Embrapii.


 

(Foto: Freepik)

 

Conteúdo relacionado:

 

Novo instituto de pesquisa em IoT e indústria 4.0 em São Paulo

Aceleração de projetos para indústria 4.0

#centrodepesquisa #centrodecompetenciaemhardware #industria40



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024