A alemã Trumpf adquiriu a software house Lantek, criadora do consagrado pacote de ferramentas computacionais para o processamento de chapas metálicas.

De acordo com comunicado oficial da empresa, o objetivo da ação é fazer com que a fabricante de máquinas se abra para os ecossistemas de produção de seus clientes, independentemente da marca dos equipamentos que elas possuam.

Thomas Schneider, diretor-gerente de desenvolvimento de máquinas-ferramenta da Trumpf, em comunicado oficial, afirmou que “o processo de nossos clientes passa a ser o foco da empresa, que passará a cobrir de forma abrangente a cadeia de fabricação a partir de chapas metálicas, mesmo envolvendo máquinas de diferentes fabricantes”. A resolução também favorece a criação de um ambiente mais conectado, dentro do conceito de fábrica inteligente, que a Trumpf tem buscado nos últimos tempos com o desenvolvimento de máquinas conectadas por meio de seu sistema proprietário TruTops, que otimiza recursos.

De acordo com João Visetti, CEO da Trumpf no Brasil, a empresa está bastante envolvida em negócios associados à automação industrial e ao conceito de indústria 4.0, participando de organizações ligadas ao desenvolvimento de tecnologia como o padrão OPC-UA, para comunicação entre máquinas e dispositivos, o que torna natural o interesse pelos sistemas da Lantek. “A parceria é um passo a mais nessa direção, tendo como objetivo dar suporte a soluções multimercados. No entanto, a Lantek continua independente e passa a ser mais uma divisão da Trumpf”, informou.

Já a desenvolvedora de software, que tem matriz no País Basco e é representada no Brasil pela SKA, atua no mercado de software de chapas metálicas há 35 anos, desenvolvendo soluções de manufatura para qualquer máquina de corte (laser, plasma etc), garantindo a interconectividade e a independência entre os fabricantes de máquinas-ferramenta. “Nossos clientes se beneficiam de um intercâmbio próximo nas principais tecnologias da inteligência artificial, modelos de dados e controle holístico de processos. Isso nos permite agrupar competências e desenvolver software de uma forma ainda mais aberta e voltada para o cliente”, comentou Alberto López de Biñaspre, CEO da Lantek.

A Lantek continuará a operar com seu nome atual e manterá seus representantes. Uma integração que a faça operar sob a marca Trumpf não está planejada e a empresa continua comprometida com a neutralidade e independência de todos os fabricantes de máquinas-ferramenta.

As empresas optaram por não divulgar os detalhes financeiros da transação.

 

 

Foto: Trumpf (máquina operando sob o sistema TruTops, como recurso anti-colisão SCP)


 

Conteúdo relacionado:

 

Aceleração de projetos para a indústria 4.0

5G no chão de fábrica é tema de novo projeto



 

#Trumpf #Lantek #TruTops



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024