Adalberto Rezende, da redação.


 

Um sistema de inspeção de aços que usa inteligência artificial (IA) desenvolvido pela ArcelorMittal está operando em sua unidade industrial situada na cidade de Resende, no Rio de Janeiro. O desenvolvimento do sistema chamado Standard Coil contou com o suporte técnico do Açolab, laboratório de inovação aberta da companhia.


A tecnologia consiste em um sistema de câmeras para inspeção de bobinas de aço ao qual está integrado um algoritmo baseado em inteligência artificial, que realiza a análise de eventuais irregularidades no material. A partir daí, dados provenientes dessa operação são transmitidos em tempo real para uma plataforma digital.    


Izabelle Lannes, gerente da área de laminação da unidade de Resende da ArcelorMittal, que forneceu informações à reportagem da Corte e Conformação de Metais, deu mais detalhes sobre o funcionamento do Standard Coil: “É um sistema que utiliza um avançado algoritmo de inteligência artificial para identificar irregularidades nos padrões das bobinas de aço, e que prevê possíveis problemas que podem ocorrer no processamento dos produtos, direcionando os materiais para ajustes, caso seja necessário. Com isso, a solução eleva o padrão da qualidade, otimiza processos e reduz custos operacionais”.

 

 

Os planos da ArcelorMittal no que se refere a este projeto incluem a implantação do sistema Standard Coil em outras unidades. “Por exemplo, a usina de Monlevade, em Minas Gerais, e a Acindar, na Argentina, em 2025. Além disso, a empresa avalia novas aplicações da inteligência artificial para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Para impulsionar essa inovação, a companhia conta com o Açolab”, comentou Izabelle.

 

Interesse em parcerias

 

A ArcelorMittal tem interesse em parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial para gerenciamento de processos produtivos e inspeção de aços, além de outras aplicações no setor metal mecânico.

 

“Instituições interessadas podem buscar oportunidades por meio do Açolab. O hub atua na identificação de oportunidades de resolução de problemas junto às áreas de negócio da ArcelorMittal, alinhada à busca de parceiros para o desenvolvimento e integração de soluções tecnológicas, sendo um canal para colaboração entre a empresa, startups, universidades e centros de pesquisa. Além disso, o Açolab pode ser uma porta de entrada para investimentos em projetos inovadores voltados para a indústria”, concluiu Izabelle.

 

Na seção Indústria 4.0 em nosso site, e na edição digital da Corte e Conformação de Metais, você confere notícias sobre tecnologias baseadas em inteligência artificial que podem ser utilizadas no setor metal mecânico.  

 

_______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metal mecânica. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

Imagens: ArcelorMittal, Rodolfo Magela/Molinete Filmes. 

 

Continue acessando notícias do setor metal mecânico:

 

Sergomel investe na produção de implementos agrícolas

 

Transição energética. Uma nova era para os materiais metálicos.

 

#ArcelorMittal #Açolab #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

10/11/2025


Tecnologia de soldagem para fabricação rápida de estruturas híbridas

A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

10/11/2025


Evento da indústria do aço terá nova edição em 2026

O Congresso Aço Brasil de 2026 será realizado presencialmente em São Paulo e terá transmissão ao vivo com formato on-line.

10/11/2025