A linha de escâners 3D HandySCAN da canadense Creaform, pertencente ao conglomerado Ametek, com subsidiária brasileira em Campinas (SP), passou a contar com um novo modelo portátil e de alta precisão, recomendado para trabalhos que envolvem a inspeção e medição de peças grandes feitas a partir de chapas metálicas, por exemplo.

 

Chamado de Max Series, o equipamento pode ser usado para a medição de peças com comprimento de até 15 metros, o que abrange aplicações em setores como o de corte, conformação e soldagem de metais, bem como de usinagem pesada, aeroespacial, transportes, energia e mineração, entre outros. Podendo ser usado no chão de fábrica e em trabalhos in loco

 

Conforme informações disponíveis no site da companhia, o escâner lançado recentemente apresenta precisão de medição de 0,100 mm + 0,015 mm/m – ISO 17025, em conformidade com a norma VDI/VDE 2634 parte 3 – e conta com 38 linhas de laser. Sua área de digitalização é de aproximadamente 1 x 1 metro, e ele conta com sistema de digitalização plug-and-play que pode operar com diferentes velocidades de escaneamento, ao passo que a resolução pode ser ajustada conforme o ritmo do processo.

 

Foi informado à imprensa que entre os recursos apresentados pelo novo escâner 3D estão algoritmo de superfície que opera de forma combinada à inteligência artificial (IA), fotogrametria integrada e produção de malha digital em tempo real, além de contar com ferramentas que possibilitam a digitalização de peças a partir de distâncias curtas ou grandes, o que é tipicamente, neste último caso, requerido em medições de peças muito grandes. 

 

A companhia pode ser contatada no Brasil pelo telefone (19) 2107-4100, assim como pelo e-mail info@creaform3d.com.

 

Imagem: Creaform, Ametek Inc./Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Abicor Binzel lança soluções para soldagem na Schweissen & Schneiden

 

Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhoram a qualidade das peças

 

#Creaform #Escâner3D #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Benteler colabora com o desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente

Projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, reúne instituição de pesquisa e fabricante de componentes metálicos no desenvolvimento de um sistema que utiliza dados reais de produção para prever a manutenção e impedir a parada não programada de máquinas.

08/04/2024


Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos

Substituir centenas de itens estampados por uma grande estrutura em alumínio fundido. Esta é a proposta do gigacasting, processo de fundição sob pressão usado na produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias de automóveis elétricos.

23/02/2024


Análise do potencial de automação. Serviço atende empresas do mundo todo.

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

08/02/2024