O Instituto Fraunhofer para Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), em Chemnitz (Alemanha), está desenvolvendo sistemas de inspeção baseados em inteligência artificial (IA) que poderão ser usados nos processos de conformação mecânica e de soldagem. O sistema pode ser instruído para executar ações com base em previsões de qualidade, ajudando a reduzir significativamente os índices de refugo.

 

A previsão de qualidade se baseia na instalação de sensores e na sua conexão com sistemas de análise concebidos conforme as características de cada processo.

No campo da metalurgia, o uso de AI provou ser particularmente eficaz na conformação a quente, nos quais a peça é aquecida no forno antes da prensagem. Uma vez que a qualidade do produto é fundamental neste processo de uso intensivo de energia, a temperatura do forno geralmente é ajustada mais alta do que o necessário. Ao prever a dureza especificada, a IA fornece orientação baseada em dados para ajustar a temperatura de endurecimento.

 

Em todos os cenários de aplicação, a IA pode ser utilizada diretamente no processo de fabricação (em linha) para monitorar todo o lote de peças, o que é mais seguro do que as inspeções feitas por amostragem.


 

Para treinar vários modelos de inteligência artificial (IA), em muitas aplicações diferentes, são associados conjuntos de dados relacionados à peça ideal e dados relacionados ao processo, usando-se técnicas de computação de borda (edge computing), tipo de arquitetura de tecnologia da informação que se caracteriza pelo processamento dos dados o mais próximo possível da sua fonte, neste caso, as máquinas.

 

Os sistemas podem ainda ser úteis no controle de parâmetros de entrada do processo, com a finalidade de evitar desperdícios ou reduzir o consumo de energia na produção sem comprometer a qualidade das peças finais.

 

Foto: Shutterstock

 

Leia também:

 

MAP Intelligence promove o uso de IA no setor metalmecânico

 

Novas tecnologias dão mais produtividade aos processos a laser

 

#IWU

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024