O Instituto Fraunhofer para Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), em Chemnitz (Alemanha), está desenvolvendo sistemas de inspeção baseados em inteligência artificial (IA) que poderão ser usados nos processos de conformação mecânica e de soldagem. O sistema pode ser instruído para executar ações com base em previsões de qualidade, ajudando a reduzir significativamente os índices de refugo.

 

A previsão de qualidade se baseia na instalação de sensores e na sua conexão com sistemas de análise concebidos conforme as características de cada processo.

No campo da metalurgia, o uso de AI provou ser particularmente eficaz na conformação a quente, nos quais a peça é aquecida no forno antes da prensagem. Uma vez que a qualidade do produto é fundamental neste processo de uso intensivo de energia, a temperatura do forno geralmente é ajustada mais alta do que o necessário. Ao prever a dureza especificada, a IA fornece orientação baseada em dados para ajustar a temperatura de endurecimento.

 

Em todos os cenários de aplicação, a IA pode ser utilizada diretamente no processo de fabricação (em linha) para monitorar todo o lote de peças, o que é mais seguro do que as inspeções feitas por amostragem.


 

Para treinar vários modelos de inteligência artificial (IA), em muitas aplicações diferentes, são associados conjuntos de dados relacionados à peça ideal e dados relacionados ao processo, usando-se técnicas de computação de borda (edge computing), tipo de arquitetura de tecnologia da informação que se caracteriza pelo processamento dos dados o mais próximo possível da sua fonte, neste caso, as máquinas.

 

Os sistemas podem ainda ser úteis no controle de parâmetros de entrada do processo, com a finalidade de evitar desperdícios ou reduzir o consumo de energia na produção sem comprometer a qualidade das peças finais.

 

Foto: Shutterstock

 

Leia também:

 

MAP Intelligence promove o uso de IA no setor metalmecânico

 

Novas tecnologias dão mais produtividade aos processos a laser

 

#IWU

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024


Transformação digital para a pequena e média indústria

O Programa Brasil Mais Produtivo, que une as instituições Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES, entra em uma fase que visa estimular a transformação digital de pequenas e médias indústrias.

23/09/2024


SKA desenvolve célula de manufatura para laboratório de produção da Unicamp

Uma parceria entre a fornecedora de software para produção SKA e a Universidade Estadual de Campinas resultou na instalação de uma célula de manufatura para execução de atividades educacionais da Faculdade de Engenharia Mecânica.

26/08/2024