A Kuka (Alemanha), com filial brasileira no município de São Bernardo do Campo (SP), lançou um programa computacional de realidade aumentada (RA) chamado MixedReality. Ele foi desenvolvido para a simulação em tempo real de processos produtivos realizados em células robóticas.

 

Este software é recomendado para empresas do setor metalmecânico que pretendem fazer, por exemplo, implementações em suas linhas de produção, ou realizar ensaios virtuais de procedimentos industriais que envolvem o uso de células robotizadas, tais como corte e soldagem automatizada de chapas e tubos metálicos, assim como carregamento de peças em linhas de estampagem de metais, entre outros.

 

Foi divulgado à imprensa que os usuários do MixedReality podem visualizar as simulações por meio de smartphones e tablets a partir da instalação de um aplicativo, podendo também acessar uma plataforma de suporte técnico. O software também é indicado para processos de manutenção preditiva e ensaios para detecção de riscos e/ou anomalias que eventualmente possam ocorrer durante as operações, incluindo prevenção de acidentes causados por colisão entre partes móveis e otimização da produção.

 

A instalação do aplicativo em dispositivos móveis pode ser feita gratuitamente pela Apple App Store ou Google Play Store. Outro fator é que para instalar o pacote de tecnologia MixedReality Safe no controlador do robô, juntamente com um dos pacotes de tecnologia Kuka SafeOperation para ativação de funções de segurança, não é necessário contar com um headset de AR ou hardware adicional.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. A validação do processo de simulação computacional aplicado à estampagem incremental é um dos temas da seção Artigos técnicos em nosso site.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

Leia também:

 

Prensa mecânica para estampagem – registro de dados para troca de ferramentas

 

A melhor tocha de soldagem é a que atende à sua demanda

 

#Kuka #CorteConformaçãoMetais #MixedReality



Mais Notícias CCM



Economia circular pode promover a competitividade de pequenas empresas

Levantamento feito pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade detectou o grau de engajamento dos pequenos negócios brasileiros ao conceito de economia circular.

10/06/2024


Máquina para furação de tubos passa por atualização

Equipamento da Unistamp atualizado agora pode fazer furação tanto em tubos quanto em cantoneiras e perfis metálicos.

20/05/2024


ABM Week. Nova data para envio de trabalhos.

Foi prorrogado pela ABM o prazo para a submissão de trabalhos que poderão ser apresentados na nova edição da ABM Week.

20/05/2024