A alemã Berg, representada no Brasil pela Thomas Técnica (São Paulo, SP), desenvolveu junto com o Instituto Fraunhofer de Máquinas-ferramenta e Tecnologia de Moldagem (IWU) um sistema inteligente de fixação de ferramentas que incorpora sensores às pinças que as fixam, podendo ser integrado como uma solução de retrofitting em prensas.

 

O sistema, denominado Tool Assist, foi desenvolvido usando simulações por malha de elementos finitos, para que fossem identificadas as posições ideais para incorporação dos sensores nas ferramentas. Sua funcionalidade foi testada inicialmente nos laboratórios do IWU, para posteriormente ser confirmada por teste em uma prensa de try out nas instalações de uma empresa parceira.

 

Os dados dos sensores são avaliados por um software (BergTronic) que está sendo desenvolvido em conjunto entre a empresa e o instituto de pesquisa. Seus algoritmos permitirão detectar e analisar desvios de processo, tendências e flutuações de parâmetros de produção.

 

As funcionalidades mecânicas das pinças sensoras para ferramentas são agrupadas nas funções digitais "status", "processo de fixação" e "monitoramento do processo de conformação".

 

 

Grande conjunto de dados de produção

O monitoramento do processo é feito com base nas informações fornecidas pela pinça sensora, dentre as quais estão mudanças na curva de força de prensagem e outras anomalias, reportadas diretamente ao comando da máquina. Erros de fixação e sinais de desgaste também estão entre as ocorrências detectadas pelo sistema inteligente.

 

O arranjo descentralizado das pinças e a sua instalação em múltiplas ferramentas permite atingir um grande volume de dados de produção para processamento pelos algoritmos do sistema, consistindo em uma fonte confiável e vasta de informação sobre o processo de conformação.

 

O vídeo abaixo mostra o posicionamento dos sensores e algumas características do sistema:

 

 

 

 


 

Fotos: IWU/Berg


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura online, uma tendência no mercado de chapas

Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0

 

 

 


 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024