Os altos custos envolvidos no projeto, desenvolvimento e confecção de ferramentas de estampagem incluem com frequência um extenso retrabalho manual até que a superfície em que elas serão instaladas apresente a qualidade desejada. Este processo também consome um tempo precioso das rotinas de produção, especialmente quando é preciso considerar a deformação elástica das superfícies de fixação, um dos fenômenos mais difíceis de observar e controlar na conformação metálica.

 

Em busca de processos de estampagem mais produtivos e com mais qualidade, o Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), criou o software PRESSMate, definido como uma espécie de gêmeo digital dos processos de estampagem, que mapeia o comportamento de deformação elástica da superfície de fixação da prensa e pode ser usado para simulações e estudos de variantes do processo de estampagem.

 

O software pode ser usado para analisar o retorno elástico das superfícies de fixação para ferramentas individuais. A base é um modelo matemático especial construído independentemente do projeto individual ou da montagem da mesa da prensa. Este modelo pode ser calibrado a partir da inserção de dados de medição ou simulação das propriedades da prensa, funcionando para qualquer combinação ferramenta/prensa.

 

Atualmente, isso é feito por métodos e valores empíricos com os quais as superfícies efetivas das ferramentas de prensagem são ajustadas geometricamente a partir das propriedades de deflexão, as quais só são conhecidas em casos raros. Usando uma rotina de medição testada e comprovada, os especialistas do Fraunhofer IWU caracterizaram máquinas conformadoras para poder trabalhar com diferentes perfis de maquinário. No caso de realocações de ferramentas, o PRESSmate também ajuda a definir se convém utilizar ferramentas existentes em outras instalações da empresa.

 

Caso sejam necessárias análises complexas usando o método dos elementos finitos (FEM), o sistema possui também funções de exportação que permitem, entre outras ações, emitir os modelos de prensa calibrados como um modelo para integração em software de simulação de conformação, ou ainda, fornecer os valores de deflexão determinados para processamento posterior.

 

Uma versão demo gratuita está disponível para download pelas empresas interessadas.

 

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Fraunhofer IWU

 

 

 

Leia também:

 

Estampagem profunda. Sistema da Schuler monitora a qualidade de peças em segundos.

 

Rasgo “T”, um fator de segurança na operação de prensagem.

 

 

 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024